2021-2024

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Em relação à trajetória dos(as) egressos(as) do PósARQ, identifica-se entre os(as) mestres(as) e doutores(as) formados(as) pelo Programa, pesquisadores(as) de alto nível, inseridos(as) em Instituições de ensino e de pesquisa, mas também inseridos(as) em trajetórias profissionais relevantes. Os(as) egressos(as) têm atuado, predominantemente, como docentes em universidades públicas, particulares e escolas técnicas federais, mas também têm ocupado postos-chave em órgãos do poder público e da sociedade civil, em entidades técnicas e profissionais que atuam para o planejamento e desenvolvimento urbano. Também identificam-se egressos(as) atuando em escritórios de Arquitetura e Urbanismo de destaque e em novas conformações profissionais como formas inovadoras de se aproximar de demandas importantes da sociedade contemporânea e, em especial, das vulnerabilidades sócio-espaciais e socioambientais de nossas cidades. Destacam-se diversos(as) egressos(as) atuando em temáticas como a ATHIS, em organizações do terceiro setor ligadas a movimentos populares, ambientais e políticos voltados à redução de desigualdades. Essas atuações têm gerado projetos e parcerias diversas. Alguns(mas) mestres(as) formados(as) no Programa estão, atualmente, cursando o Doutorado no PósARQ ou em outras universidades do Brasil e do exterior.

 

Identifica-se, da mesma forma, na atuação dos(as) egressos(as) de forma geral, a capacidade para identificar lacunas no conhecimento existente sobre um determinado tema e estruturar um projeto de pesquisa rigoroso, consistente e que considere o problema de pesquisa em sua complexidade. A capacidade para conceber e aplicar métodos científicos de investigação da realidade que lhes permitam alcançar conclusões válidas, confiáveis e rigorosas, bem como relatar e disseminar esses resultados alcançados. Tudo isso sustentado em conhecimento gerado com alto nível de consciência social e perspectiva crítica em relação ao status quo da região, do País e do mundo, na direção de processos e espaços mais justos e que contribuam para geração de oportunidades e redução das desigualdades.

 

Abaixo, elencamos 5 casos de egressos(as) concluintes do período 2015-2024, por linha de pesquisa e categoria de atuação, sem repetição de orientador(a), representativos(as) das trajetória relevantes observadas no Programa:

 

  1. Área de Concentração 1, Linha de Pesquisa 1.1. Emeli Lalesca Aparecida da Guarda (http://lattes.cnpq.br/3670370461390342) defendeu sua tese no PósARQ em 2023, com o título ‘Análise das condições internas de edificações residenciais em projeções climáticas futuras: avaliando a vulnerabilidade dos ocupantes e a eficácia de estratégias passivas de projeto’, sob orientação do professor Martín Gabriel Ordenes Mizgier. No mesmo ano, foi aprovada em concurso público e se tornou professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em seu estado natal. Emeli representa os(as) egressos(as) que, alinhados(as) aos objetivos da pós-graduação stricto sensu e do PósARQ, recebem formação altamente qualificada para atuação como docentes em reconhecidas instituições do país. 
  2. Área de Concentração 1, Linha de Pesquisa 1.2. Fernanda Caroline Guasselli (http://lattes.cnpq.br/6119309060313044) defendeu no PósARQ em 2020 a dissertação ‘A percepção da paisagem: o caso do Rio Carahá em Lages/SC’ sob a orientação da professora Vanessa Casarin. Ela representa os(as) egressos(as) do Programa que desenvolvem investigação em programas de pós-graduação fora do país. Atualmente realiza doutorado pleno na Faculdade de Engenharia e Ciência de Aalborg University, Dinamarca, como bolsista do Programa Marie Sklodowska-Curie Actions, sob orientação de Kirsten Gram-Hanssen. Fernanda continua desenvolvendo pesquisa na área de projeto e tecnologia do ambiente construído, em que recebeu formação no PósARQ.
  3. Área de Concentração 2, Linha de Pesquisa 2.1. Aretha Lecir Rodrigues dos Santos (http://lattes.cnpq.br/0296022603875026)  concluiu o mestrado no PósARQ em 2023, com a dissertação intitulada ‘Direito à Cidade na área central de Florianópolis: desafios na preservação e possibilidades para a garantia da função social do patrimônio cultural edificado’, sob orientação do professor Paolo Colosso. Aretha foi uma das primeiras discentes contempladas pela política de ações afirmativas do Programa para o grupo de pessoas negras. Poucos meses depois de finalizar sua dissertação sobre patrimônio e memória, foi contratada pelo IPHAN e hoje atua como Coordenadora de Reconhecimento e Proteção no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, coordenando projetos em Brasília sobre o reconhecimento do patrimônio de povos originários. Ela representa os(as) egressos(as) do PósARQ que atuam em postos-chave de órgãos do poder público, neste caso, em âmbito federal. Aretha também é Vice-Presidente do IAB/SC (gestão 2023-2025).
  4. Área de Concentração 2, Linha de Pesquisa 2.2. Gustavo Peters de Souza (http://lattes.cnpq.br/4914076756810813) completou o mestrado no PósARQ em 2017 com o trabalho ‘Copresença, interação e diversidade: uma análise socioespacial do campus da Universidade Federal de Santa Catarina’, com a orientação do professor Renato Tibiriçá de Saboya. Ele representa os(as) egressos(as) do Programa que atuam em relevantes escritórios de Arquitetura. Atualmente, Gustavo reside em Londres e trabalha como arquiteto no renomado escritório Foster+Partners, atuando em planejamento, projeto e desenho, áreas enfatizadas na linha de pesquisa em que esteve no PósARQ.
  5. Área de Concentração 2, Linha de Pesquisa 2.2. Jordi Sanchez-Cuenca Alomar (http://lattes.cnpq.br/2777393457804338) concluiu o doutorado no PósARQ em 2019, com a tese intitulada ‘Condomínios de baixa renda do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV): Direito a Que Cidade?’, sob orientação da professora Maria Inês Sugai. Logo depois, de 2020 a 2021, foi professor visitante na Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Equador. No período de 2020 a 2022 e em alinhamento com os seus estudos de formação no doutorado, foi selecionado para desenvolver atividades como consultor do Programa de Apoio à Formulação da Política Urbana Nacional e da Nova Agenda Urbana na Bolívia, implementada pela ONU-Habitat e financiada pelo Governo da Suécia. Ainda, desde 2023, desenvolve atividades da ONU-Habitat no Brasil, atualmente em convênio com a prefeitura de São Paulo junto a comunidades vulneráveis. Jordi tem extensa trajetória de consultorias em ATHIS em universidades e prefeituras. Ele representa os(as) egressos(as) do PósARQ que desenvolvem trabalho em entidades técnicas e profissionais, dentro e fora do país,  para atender a  demandas importantes da sociedade, especialmente, atuar em lugares de vulnerabilidade socioespacial e socioambiental.

 

Além da descrição mais detalhada da trajetória de 5 egressos de destaque nas ACs e LPs, a título de ilustração da trajetória do conjunto de egressos 2015-2024 (350 desde 2015 e 144 defesas no quadriênio) e da diversidade das suas colocações, evidenciamos as vinculações atuais dos egressos de doutorado, entendendo que é o nível mais avançado de formação. Desde 2015 foram 82 defesas, e identifica-se uma forte atuação no ensino superior. Dos doutores egressos 55 atuam no ensino superior (65,5%), sendo que 39 (48%) em Instituições Públicas, Universidade/Institutos Federais ou Estaduais. 13 (16%) atuam em Universidades ou Centros de Ensino privados e uma egressa em Universidade no Exterior (Universidad Regional Amazónica IKIAM , Equador). No campo da atuação profissional da Arquitetura e Urbanismo, Identifica-se 14 egressos (17%) inseridos no mercado de trabalho, sendo  5 egressos (6%) atuando em órgãos públicos como CREA e prefeituras municipais e 9 egressos (11%) atuando em escritórios de Arquitetura e Urbanismo e Design, incluindo um escritório nos EUA. Ainda, alguns egressos estão atuando com consultorias em diferentes áreas da Arquitetura e Urbanismo, ligados a grupos de pesquisa ou organizações do terceiro setor. Há um percentual de 5% (4 egressos) em estágios pós-doc, prof. substituto em IES pública ou como bolsista apoio técnico-pedagógico na residência em ATHIS da UFSC.

 

Do conjunto total de egressos do período citamos a seguir alguns exemplos de trajetória, com vistas a exemplificar a trajetória profissional e o impacto da formação do PósARQ nela:

 

Doutorado

  • Fernanda Machado Dill – após a defesa ingressou no estágio de pós-doutorado no ano de 2021, ingressou em 2022 como docente efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientadora profa. Maíra Felippe.
  • Kaíc Lopes – após concluir o doutorado passou em concurso público federal mas optou por voltar para SC e está como bolsista da Residência em ATHIS.
  • Carolina Buonocore – foi contratada no Departamento de Arquitetura na Universidade do Estado do Maranhão. Orientador Roberto Lamberts.
  • Barbara Vallilo – completou seu doutorado em 2023 e atualmente é pós-doutoranda na PUC-PR. Orientador Renato Saboya.
  • Daniel Paim – completou seu doutorado em 2024 e atualmente é servidor concursado da Prefeitura Municipal de Sapiranga (RS). Orientador Renato Saboya
  • Geruza Kretzer – completou o mestrado em 2018 e ingressou no doutorado no ano seguinte, defendendo-o em 2023. Nesse período, publicou dois artigos em periódicos importantes (Journal of Urban Design e Oculum Ensaios) e trabalhou no Observatório da Mobilidade (UFSC) desenvolvendo estudos para a consolidação do projeto do sistema integrado de transporte público coletivo da porção continental da Região Metropolitana de Florianópolis, sob a supervisão do professor Werner Kraus, e no Laboratório de Urbanismo (UFSC) desenvolvendo projetos de extensão relativos à elaboração de planos diretores municipais, sob a coordenação do professor Samuel Steiner. Atualmente é pós-doutoranda no PósARQ e possui mais dois artigos em avaliação em periódicos nacionais e internacionais. Orientador Renato Saboya.
  • Mariane Pinto Brandalise atualmente é professora substituta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador Martin Mizgier
  • Douglas de Castro Brombilla – atua como professor no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul. Orientador João Carlos Souza.
  • Maria Luiza Tremel de Faria Lima – atua como arquiteta no Instituto de Planejamento de Florianópolis. Orientador João Carlos Souza.
  • Leticia Mattana – Atua como professora na Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador João Carlos Souza.
  • Andrea Jaramillo-Benavides – atualmente é Docente da Universidad Tecnológica Equinoccial. Orientadora ângela do Valle.
  • Natália Biscaglia Pereira – atualmente é Professora adjunta do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Orientadora ângela do Valle.
  • Cláudia MATÉ – Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo UNIARP; professor UNIARP. Orientadora Alina Santiago.
  • Daiane Romio Duarte – ex-professor dos cursos de arquitetura e engenharia nas universidades UNIC e UNIVAG e professor do curso de Arquitetura na Universidade Estácio de Sá Florianopolis – SC. Orientadora Alina Santiago.
  • Jaqueline Andrade – Pesquisadora na Diretoria de Desenvolvimento Territorial na Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina; ex conselheira CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ex-professora Pesquisadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis – OBISF ; Pesquisadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis – OBISF. Orientadora Alina Santiago.
  • Lucas da Silva Rudolpho– Professor dos cursos de arquitetura e urbanismo –  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Orientadora Alina Santiago.
  • Mônica Martins Pinto – Concluiu o doutorado em 2023. Atualmente é assistente de pesquisa na RPTU Kaiserslautern-Landau, em Merzig, Alemanha. Orientador Fernando Westphal.
  • Claudione Fernandes de Medeiros que foi aprovada com destaque pela banca, teve seus resultados de pesquisa publicados em uma revista A1 e foi aprovada, após a defesa, em concurso público para a Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador José Kós.
  • Juliana Tissot – aprovada em concurso para Professor em Instituição Pública Federal – UFPel. Orientadora Lizandra Vergara.
  • Fernanda Maria Lonardoni, concluiu o doutorado na EPFL (Ecole Polytechnique Federale de Lausanne), Suíça,  tendo sido a co-orientadora de sua tese, a qual obteve, em 2015, o Prêmio de Melhor Tese da EPFL. Fui também sua orientadora na graduação e no mestrado junto à UFSC.  Desde 2013 Fernanda atua  junto à ONU-Habitat, tendo trabalhado no Quênia, exercido a Chefia do Programa Nacional no Bahrein e nos Emirados Árabes Unidos da ONU-Habitat, e hoje exerce a Chefia do Programa para o México, Cuba e América Central da ONU-Habitat, sempre atuando em habitação e desenvolvimento urbano sustentável para as comunidades vulneráveis. Orientadora Maria Inês Sugai.

 

Mestrado

  • Ana Paula Begrow – defendeu dissertação em 2024, atualmente é servidora concursada do setor de planejamento do município de Biguaçú (SC). Orientadora profa. Maíra Felippe.
  • Mariana Panzera – após defesa atuou como arquiteta em revisões de Planos Diretores e ingressou no doutorado seguindo seus estudos. Orientadora Adriana Rossetto.
  • Camilla Ghisleni – após a defesa obteve premiações em edições de concurso de projeto regionais e nacionais nos últimos anos. Ela dirige o Bloco B Arquitetura, escritório de projetos. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Gabriela Fávero – após a defesa obteve premiações em edições de concurso de projeto regionais e nacionais nos últimos anos. Um artigo sobre a dissertação já recebeu aceite de publicação. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Eliane Baader Lima – ingressou no doutorado também neste programa, e realiza pesquisa de doutorado inédita sobre as associações de artífices em Santa Catarina na passagem para o século XX. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Renne Turibio – já ingressou no doutorado no programa de pós-graduação em artes na UDESC. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Bruna Kronenberger – completou o mestrado em 2016 e, posteriormente, cursou o doutorado na UnB com o professor Frederico de Holanda. Posteriormente, passou um período na Universidade de Stanford, nos EUA, onde fez um curso sobre “Poverty and Prosperity”. Atualmente é professora colaboradora da UnB. Orientador Renato Saboya.
  • Letícia Barause – completou o mestrado em 2017 e atualmente é servidora concursada na área de planejamento urbano da prefeitura de Florianópolis.
  • Laís Bertolino – completou o mestrado em 2019 e atualmente é doutoranda na Universidade do Porto, sob orientação de Vitor Oliveira e atuação na rede lusófona de pesquisadores em Morfologia Urbana (PNUM). Orientador Renato Saboya.
  • Bianca Ana Coelho completou seu mestrado em 2019 e atualmente é servidora concursada na área de planejamento urbano da prefeitura de Florianópolis. orientador Renato Saboya.
  • Pascual Ceriani – após defesa atua na Universidad de la República del Uruguay e fundou o escritório de arquitetura Quintessencia. Orientador Martin Mizgier.
  • Mônica Pasqualini e Tiago Michelon – atuam em escritórios de AU com preocupações sobre bem-estar e arquitetura bioclimática em seus projetos. Orientador Martin Mizgier.
  • Luciano Suski e Fernando Almeida estão realizando atualmente suas teses de doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Orientador Martin Mizgier.
  • Natália Nakadomari Bula realizou exaustivo estudo em arquitetura, os sentidos e a fenomenologia. Atualmente é docente universitária em Erechim, no Rio Grande do Sul.
  • Carolina Bini – após a defesa trabalha na Prefeitura de Rio do Sul, tendo exercido cargo de direção no setor de projetos. Orientadora Maristela de Almeida.
  • Leonardo de Oliveira Brito –  Dedica-se à docência e pesquisa em arquitetura e urbanismo no Instituto Federal do Paraná. Orientadora Maristela de Almeida.
  • Vanessa Mendes  Argenta – é servidora pública no DEPAE da UFSC, tendo exercido cargo de direção. Orientadora Maristela de Almeida.
  • Kauê Marques Romão, com a dissertação “Caminhar e cartografar: reconhecimento das ruínas pós-industriais da antiga ferrovia em São Vicente” defendida em 2024, um caso exitoso dentro do programa, pela trajetória e aprovação na seleção de Doutorado deste mesmo programa. Orientadora Karine Daufenbach.
  • Giulianna Baron – atua na Fundação Nacional de Saúde. Orientador João Carlos Souza.
  • Vivian Silva Freitas – atua na Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP/SC. Orientador João Carlos Souza.
  • Monique de Oliveira Minichielo – atua como engenheira civil autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Kissia Stein do Nascimento – atua na Empresa Catarinense de Água e Esgoto – CASAN. Orientador João Carlos Souza.
  • Tatiana Bruna Fabian – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Jennifer Vargas Coron – atua como arquiteta na Câmara de Vereadores de Rio das Antas, SC. Orientador João Carlos Souza.
  • Felipe de Pires Nunes –  atua como engenheiro civil autônomo. Orientador João Carlos Souza.
  • Anne Wetzstein Schumann – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Patrícia Kuwer – atua como professora na Universidade do Vale do Itajaí. Orientador João Carlos Souza.
  • Ivana Righeto Moser –  atua como professora Instituto Federal de Educação de Santa Catarina. Orientador João Carlos Souza.
  • Maíra Mesquita Maciorowski – atua no Instituto de Planejamento de Florianópolis. Orientador João Carlos Souza.
  • Melina Yumi Fujiwara. – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza. 
  • Jéssica Pollum – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Humberto Almansa Carvalho – atua como arquiteto autônomo e como professor na Universidade do Sul Catarinense. Orientador João Carlos Souza.
  • Heber Macel Tenório Vasconcelos –  deu prosseguimento aos seus estudos de doutorado na UFMG. Orientador Evandro Fiorin.
  • Kellen Melo Dorileo Louzick – atualmente é nossa aluna de doutorado no Pós-ARQ-UFSC. Orientador Evandro Fiorin.
  • Arq. Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech – atualmente é docente nos Cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo na UCEFF Itapiranga. Orientadora Ângela do Valle.
  • Candida Pasini Pizzoni –  atualmente é docente das Faculdades ESUCRI nos cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil. Orientadora Ângela do Valle.
  • Gessica Coelho – é docente na Universidade do Planalto Catarinense depois de sua conclusão no mestrado. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Clerdine Luberisse está em doutoramento na Universidade de Montreal com a sequência de seu tema de mestrado. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Catharina Cavasin Salvador  é docente na UNIDAVI. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Isabelle Costa Luís é servidora pública municipal e implantou o indicador formulado em sua dissertação como um instrumento de análise do setor de mobilidade de Joinville. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Emiliana Rodrigues Costa – Concluiu o mestrado em 2022. Atualmente é arquiteta na Prefeitura Municipal de Guaratuba, Paraná. Orientador Fernando Westphal
  • Bruno Aied Passos – Concluiu o mestrado em 2016 e o doutorado em 2024. Atualmente é professor no curso de arquitetura e urbanismo da UNIDAVI em Rio do Sul, SC. Orientador Fernando Westphal.
  • Marina Von Meuseul – Concluiu o mestrado em 2016. É sócia-fundadora do escritório OM Arquitetura, em Itajaí, SC. Orientador Fernando Westphal.
  • Patricia Luciano Turazzi se tornou professora concursada da UDESC. Orientador Carlos Vaz.
  • Gladys Ilka Taparello se tornou funcionária concursada em prefeitura de Santa Catarina. Orientador Carlos Vaz.
  • Antonio Couto Nunes concluiu o mestrado no PósArq em 2017,  foi convidado para o cargo de Assessor da Presidência do CAU-SC (2018-2020), na sequência foi convidado para assumir a Assessoria especial da Presidência do CAU-BR (2021-2023), em Brasília, e depois  convidado para o cargo de Assessor da Presidência do CAU-SP (2024-2026), em São Paulo, sempre com enfoque nas políticas habitacionais e em ATHIS. Este ano foi aprovado para desenvolver o Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU USP. Orientadora Maria Inês Sugai.
  • Donizete Correa Franco Pires concluiu a defesa de mestrado no PósArq em 2024, tendo sido aprovado paralelamente no processo seletivo  para cursar o Doutorado no Programa de Pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, IAU-USP. Orientadora Maria Inês Sugai.

 

Ainda: 

  • Egressos realizando doutorado: Lara Felisberto, Ernestina Rita Meira Engel, Igor Tadeu Lombardi de Almeida, Fábian Grei Machado. Orientador Almir Reis.
  • Egressos atuando como arquitetos-urbanistas em empresas privadas, com relevante produção: Adriano Albino Klein, Carinna Soares de Souza, Caetano de Freitas Medeiros, Maycon Leitoles. Orientador Almir Reis.
  • Egressos atuando como arquitetos-urbanistas no serviço público: Igor Tadeu Lombardi de Almeida, Fábian Grei Machado. Orientador Almir Reis. 
  • Egressos atuando no ensino de Arquitetura e Urbanismo: Marcelo Eichstadt Nogueira (professor e coordenador de curso), Karol Diego Carminatti, Eduardo Nogueira Giovanni (professor e coordenador de curso). Orientador Almir Reis.

 

O relato da trajetória de egressos em seu conjunto, a partir dos destaques, da análise quantitativa dos egressos doutores e dos exemplos nominados em nível de doutorado e de mestrado evidenciam, em primeiro lugar o acompanhamento sistemático e criterioso que o programa dedica aos egressos, com vista de utilizar o desempenho destes como alimentação dos processos de autoavaliação, implementação de ações estratégicas e ajustes nas LPs e eixos temáticos. Em um segundo ponto, evidencia a influência que a formação recebida no Programa nos dois níveis de formação exerce sobre as trajetórias profissionais dos discentes, oportunizando uma melhor inserção no mercado de trabalho e ampliando sobremaneira o espectro de atuação dos mesmos. O grande número de alunos que seguem na docência, mostra uma atuação forte na formação de recursos humanos para a educação. Também a inserção em órgãos públicos e alto percentual de aprovados em concursos mostra a capacitação profissional decorrente. A atuação em escritórios privados de Arquitetura e Urbanismo, no Brasil e no Exterior, reflete a valorização pelo Programa da formação para o projeto (nas diversas escalas) entendido como atividade propositiva. Por último, identifica-se a partir das trajetórias dos egressos, o poder de penetração do PósARQ no mercado de trabalho, no campo de atuação dos Arquitetos e Urbanistas, engenheiros, e demais formações que o Programa acolhe, a sua inserção social e acadêmica em níveis regionais e nacionais, com impactos  visíveis e relevantes e consequentemente a contribuição para a transformação da sociedade.