Portal Egressos de Destaque

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 As pesquisadoras e pesquisadores egressos do PósARQ têm atuado, com destaque, como docentes em Universidades públicas e particulares e escolas técnicas federais, mas também têm ocupado postos-chave em órgãos do poder público e da sociedade civil, em entidades técnicas e profissionais ligadas ao planejamento e desenvolvimento urbano. Essas atuações têm gerado projetos e parcerias diversas. Alguns mestres formados no Programa estão, atualmente, cursando o Doutorado no PósARQ ou em outras universidades do Brasil e do mundo. Abaixo listamos algumas das pesquisadoras e alguns dos pesquisadores que estudaram conosco nos últimos 5 anos:  

Angela Favaretto é Professora Associada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizou mestrado e doutorado (2017) no PósArq sob orientação de Sonia Afonso. Integra o grupo de Pesquisa em Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbanos do PósArq. Além de professora e pesquisadora, é  Coordenadora Adjunta de Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado Interinstitucional em Arquitetura – DINTER, UFFS/UFRJ. É também representante suplente no Conselho Municipal de Turismo de Erechim (COMTUR). Merecem destaques algumas de suas produções recentes, que envolvem outros egressos e professor de nosso Departamento, como Ricardo Socas Wiese.  Algumas de suas principais publicações são: 

– FAVARETTO, A.; VALENTINI, D. R.; SAUGO, A ; REGO, A. Q. S. F. O sistema de espaços livres na cidade de Erechim, RS, Brasil e o planejamento da paisagem. TERR@ PLURAL (UEPG. ONLINE), v. 14, p. 1-23-23, 2020.

– FAVARETTO, A.; SCOTTON, J.; PEDROSO, R.; BARIVIERA, C.; MIRANDA, R. B.; SCHMITT, J.; CHRISTIANO, N. P.; POLETTI, S. M. Ensaios de Bioconstrução: a proposta do programa de extensão “Técnicas de bioconstrução aplicadas ao contexto regional” na Universidade Federal da Fronteira Sul. In: ENSUS – Encontro em sustentabilidade em projeto, 2017, Florianópolis. ENSUS – Encontro em sustentabilidade em projeto, 2017.

– FAVARETTO, A.; WIESE, Ricardo S.; MACIEL, M. A. Projetando com Movimentos Sociais no Campo: potencialidades para o ensino de arquitetura na UFFS. In: XXVI ENSEA – Encontro Nacional sobre Arquitetura e Urbanismo e XIXCONABEA – Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 2017, Brasília, 2017. 

– FAVARETTO, A.; VALENTINI, D. R.; SAUGO, A ; AFONSO, S.; SILVA, A. Q. A CONSTITUIÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES NA CIDADE DE ERECHIM-RS uma análise a partir do estudo da paisagem. In: XII Colóquio QuapaSEL, 2017, São Paulo. XII Colóquio QuapaSEL, 2017.

 

Americo Hiroyuki Hara finalizou o doutorado em 2018, orientado por Fernando Ruttkay Pereira. Atualmente é Professor 40h da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Trabalha com arquitetura bioclimática, conforto ambiental e percepção ambiental. MAntém interações constantes com laboratórios e grupos de pesquisa do PósArq. Algumas de suas principais publicações são: 

– HARA, AMERICO HIROYUKI; PEREIRA, Fernando. O. Ruttkay. O acionamento das lâmpadas e das persianas em função da percepção da iluminação na entrada da sala. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE), v. 20, p. 41-58, 2020.

– HARA, AMERICO HIROYUKI; PEREIRA, FERNANDO OSCAR RUTTKAY . Avaliação da adaptação visual em espaços de transição e permanência e o uso dos sistemas de iluminação artificial e natural. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 11454-11466, 2019.

– HARA, Americo Hiroyuki; PEREIRA, Fernando. O. R. AVALIAÇÃO DA ADAPTAÇÃO VISUAL EM ESPAÇOS DE TRANSIÇÃO E PERMANÊNCIA E O USO DOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL E NATURAL.. In: Edilson Antonio Catapan. (Org.). Contribuições contemporâneas das ciências exatas. 1ed. Curitiba: Brazilian Journals, 2020, v. 1, p. 56-68.

– WITIUK, A. C. N.; JUSTUS, G. F.; PEREIRA, L. S.; HARA, AMÉRICO HIROYUKI . A importância do estudo de insolação e de ventilação no processo do projeto arquitetônico. In: VIII Encontro de Sustentabilidade em Projetos – ENSUS 2020, 2020, Florianópolis. VIII Encontro de Sustentabilidade em Projetos: Caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Palhoça: UFSC/VIRTUHAB/UNISUL/LAQUE, 2020. v. 8. p. 153-165. 

– HARA, AMERICO H.; PEREIRA, FERNANDO O. R. Lighting in corridors influencing the switching on of electric lighting in classrooms: need for educational actions. In: ECOARCHITECTURE 2020, 2020, La Coruña. Wessex: WIT Press, 2020. v. 195. p. 103-113. 

 

Andrea Salomé Jaramillo Benavides é docente da Universidad Tecnológica Equinoccial em Quito, no Equador. Ela defendeu em 2019 sua tese “Manifestações patológicas e decisões projetuais que incidem na durabilidade do bambu em edificações no Sul do Brasil” com orientação da Profa. Lisiane Ilha Librelotto e coorientação da Profa. Ângela do Valle. Ela tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, projeto participativo, projeto e construção com bambu.

– JARAMILLO BENAVIDES, ANDREA SALOMÉ ; LISBÔA, SUMARA ; OLIVO GOULARTE, TAMARA ; LIBRELOTTO, LISIANE . Uso sostenible del bambú divulgado a través de actividades de extensión universitaria: proyecto y construcción de pérgola para bicicletario. Ciencia, v. 22, p. 91, 2020. ISSN 1390-1117

– JARAMILLO BENAVIDES, ANDREA; PATRICIO-KARNOPP, Z.; LIBRELOTTO, L. I. Durabilidad de los materiales naturales de construcción: Percepciones de proyectistas, constructores y usuarios en Florianópolis-Brasil. REVISTA DE ARQUITECTURA, v. 21, p. N/A-N/A, 2019. 

– JARAMILLO BENAVIDES, ANDREA; FERENHOF, HÉLIO ; DO VALLE, ÂNGELA ; LIBRELOTTO, LISIANE . Ensaios potenciais para avaliação da durabilidade do bambu em edificações: busca sistemática. MIX SUSTENTÁVEL (ONLINE), v. 5, p. 55-64, 2019

– JARAMILLO BENAVIDES, ANDREA; JARAMILLO, M. E. D. Arquitectura interior en viviendas de interés social: una ruptura de esquemas. ARQUITECTURA Y URBANISMO, v. 38, p. 113-125, 2017.

– JARAMILLO BENAVIDES, ANDREA; LISBOA, S. Construção com bambu no Brasil. In: Lisiane Librelotto, Fabiano Ostapiv. (Org.). Bambu: caminhos para o desenvolvimento sustentável no Brasil. 1ed.Florianópolis: Grupo Virtuhab, 2018, v. 1, p. 169-189.

– BENAVIDES, A. S. J.; VALLE, A.; LIBRELOTTO, L. I. Inspeção e estado de conservação de edificações em bambu na região Sul do Brasil. In: Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira, 2018, São Carlos. Anais do XVI EBRAMEM, 2018.

 

Antonio Couto Nunes defendeu sua dissertação em 2017 orientado pela Profa. Maria Inês Sugai. Foi Assessor Especial da Presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasil e está cursando MBA em Economia e Gestão da Sustentabilidade – ênfase em Cidades Inteligentes, no Instituto de Economia da UFRJ. Atuou como Assessor Especial da Presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) de 2018 a 2021, com foco no assessoramento das Comissões de Política Urbana e Ambiental e de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Algumas de suas principais publicações são: 

– NUNES, A. C.; SANCHEZ-CUENCA, J.; KUTAS, E. R. A CIDADE NO PÓSPANDEMIA – A ATHIS COMO CAMINHO AO DIREITO À CIDADE. In: VI ENANPARQ – Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021, Brasília. LIMIARIDADE PROCESSOS E PRÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO. Brasília: FAU-UnB, 2021. p. 533-546. 

– NUNES, A. C.; KUTAS, E. R.; SARMENTO, D. P. G. O papel do conselho de arquitetura e urbanismo na promoção da política da athis ? o caso de Santa Catarina. In: VI ENANPARQ – Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021, Brasília. LIMIARIDADE PROCESSOS E PRÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO. Brasília: FAU-UnB, 2021. p. 1836-1853. 

– NUNES, A. C.; SUGAI, M. I. Assessoria técnica em habitação social para cooperativas e movimentos sociais – Semelhanças e diferenças no processo de produção habitacional no Brasil e no Uruguai. In: SIIU 2020 XII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2020, Lisboa/ São Paulo. SIIU 2020 XII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo Libro de Resumenes. Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, 2020.

– NUNES, A. C.. Assessoria Técnica em Projetos com Participação Social: O caso da Fábrica Urbana em projetos do MCMV-Entidades na cidade de São Paulo. In: 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos: IAB-RS: Espaço e Democracia, 2019, Porto Alegre. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos ? Espaço e Democracia. Porto Alegre: Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul, 2019. 

– NUNES, A. C.; SUGAI, M. I. Assessorias Técnicas em Habitação de Interesse Social em São Paulo: a Prática da Fábrica Urbana. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018, Salvador. V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – ANAIS. Salvador: FAUFBA, 2018. p. 8881-8903.

 

  Carolina Stolf Silveira defendeu sua tese de doutorado no PósARQ em 2017, sob orientação de Marta Dischinger.. Atualmente, é Professora Adjunta 40h no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, atuando principalmente nas disciplinas de paisagismo. Algumas de suas principais produções, envolvendo docentes do pósArq, são: 

– SILVEIRA, CAROLINA STOLF; DISCHINGER, M. Orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual no transporte público: discussões através de grupo focal nacional. Revista PROJETAR Projeto e Percepção do Ambiente, v. 2, p. 124-134, 2017. 

– SILVEIRA, CAROLINA STOLF; DISCHINGER, M. Espaços urbanos inclusivos: a utilização da áudio-descrição e da sinalização tátil para incluir pessoas com deficiência visual. REVISTA PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente Construído, v. 2, p. PRAXIS-122-133, 2017.

– SILVEIRA, C. S.; DISCHINGER, Marta. The orientation and mobility of visual impaired people in bus and subway networks in Brazil. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE), v. 19, p. Jan-Març, 2019. 

– SILVEIRA, CAROLINA STOLF; DISCHINGER, M. Acessibilidade às pessoas com deficiência visual no transporte público urbano: o caso do metrô de Bruxelas (Bélgica) | Accessibility to blind people in urban public transport: The Brussels (Belgium) subway case. OCULUM ENSAIOS, v. 16, p. 373, 2019. 

– ELY, B.; DISCHINGER, Marta.; SILVEIRA, CAROLINA STOLF ; ANDRADE, I. F. Contribuições Teórico – Metodológicas ao Desenho Universal e à Acessibilidade. In: Angelina Dias Leão Costa; Bruna Ramalho Sarmento. (Org.). Tecendo Pontes: Interfaces e Lugares de Acessibilidade. 1ed.João Pessoa: UFPB/BC, 2020, v. 1, p. 249-259.

– SILVEIRA, CAROLINA STOLF; DISCHINGER, M. Potencialidades do recurso da áudio-descrição para o transporte e para os espaços públicos urbanos do recurso da áudio-descrição para o transporte e para os espaços públicos urbanos. In: VII ENEAC – Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2018, Fortaleza. VII ENEAC 2018, 2018.

 

Bruna Kronenberger finalizou o mestrado em 2016 orientada pelo Prof. Renato Saboya e, atualmente, cursa o Doutorado na Universidade de Brasília, tendo feito parte do corpo técnico da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) do Distrito Federal após a conclusão de seu mestrado. Algumas de suas principais publicações são: 

– SABOYA, Renato ; PETERS DE SOUZA, GUSTAVO ; KRONENBERGER, B. C.; BARAUSE, L. As condições para a diversidade urbana de Jacobs: um teste em três cidades brasileiras. EURE Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales (ISI – JCR Social Sciences, 29/29 Urban Studies, FI = 0.057 em 2006, quando foi submetido), v. 47, p. 243-267, 2021.

– KRONENBERGER, B. C.; SABOYA, R. T. Entre a servidão e a beira-mar: um estudo configuracional da segregação socioespacial na Área Conurbada de Florianópolis (ACF), Brasil.. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA, v. 11, p. e20170227-21, 2019.

– KRONENBERGER, B. C.; HOLANDA, F. R. B. Equipar e Democratizar: Regulando a instância pública. In: ENANPUR, 2019, Natal. Anais XVIII ENANPUR, 2019. 

– KRONENBERGER, B. C.; SABOYA, R. A configurational study of sociospatial segregation in the metropolitan region of Florianópolis, Brazil. In: 11th Space Syntax Symposium, 2017, Lisboa. Proceedings… Lisboa: Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, 2017. v. 1. p. 75.1-75.14. 

 

Claudia Queiroz de Vasconcelos teve sua tese de doutorado orientada por Fernando Barth. Ela é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), locada no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). Ela é membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Ambiente Construído – GTAC (CNPq), coordenadora do Núcleo de Estudos do curso de Engenharia Civil, coordenadora do Programa Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC), Líder do Grupo de Pesquisa Paisagem Urbana e Sistemas Construtivos – PUSC (CNPq), Editora Executiva/Diretora da Revista Eletrônica IMPACT Projects.Algumas de suas principais publicações são: 

– VASCONCELOS, Cláudia; BARTH, Fernando . Avaliação da compacidade em habitações com dimensões reduzidas e sustentabilidade de Florianópolis / Evaluation of compactness in small dwellings and sustainability in Florianopolis. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 4, p. 1191-1210, 2021.

– DE MOURA AQUINO et al. Physical and mechanical characterization of planchonella pachycarpa wood species for use in structural purpose. WOOD RESEARCH, v. 66, p. 267-276, 2021.

– VASCONCELOS, Cláudia Q.; BARTH, Fernando . Avaliação da flexibilidade arquitetônica em habitações com dimensões reduzidas de Florianópolis. Revista Território, Espaço Construído e Meio Ambiente, v. 01, p. 01-12, 2020.

– BARTH, Fernando ; VEFAGO, LUIZ HENRIQUE ; VASCONCELOS, Cláudia. Compacidade dos espaços arquitetônicos. MIX SUSTENTÁVEL (PRINT), v. 3, p. 100-108, 2017.

– VASCONCELOS, Cláudia Queiroz de; BARTH, Fernando ; Librelotto, Lisiane Ilha . Avaliação da funcionalidade arquitetônica em habitações de dimensões reduzidas de Florianópolis. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Divergências e Convergências: Arquitetura, Urbanismo e Design. 01ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. , p. 133-144

– VASCONCELOS, Cláudia; BARTH, Fernando ; LIBRELOTTO, L. I. Avaliação da Funcionalidade Arquitetônica em habitações de dimensões reduzidas de Florianópolis. In: ENSUS ?Encontro de Sustentabilidade em Projeto? (VIII.: 2020 : Florianópolis, Anais [do] ENSUS 2020, 2020, Palhoça. Caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Palhoça: UFSC/VIRUHAB/UNISUL/LAQUE, 2020. v. 8. p. 295-306

– VASCONCELOS, Cláudia; BARTH, Fernando . Parâmetros e requisitos para projeto residencial de habitação compacta na Florianópolis insular, SC. In: V Encontro de Sustentabilidade em Projetos, 2017, Florianópolis. Anais ENSUS 2017. Florianópolis: Lisiane Ilha Librelotto, 2017. v. V. p. 137-150.

 

Eduardo Westphal teve sua tese de doutorado no PósARQ defendida em 2020 com orientação do Prof. Almir Reis. É docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua como Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo desde a sua titulação no PósARQ. Sua tese de doutoramento analisa de que maneiras as atividades pedagógicas se configuram espacialmente em dez escolas de arquitetura, reforçando a compreensão do espaço tanto como produto quanto como produtor de relações sociais. A configuração dos ateliês evidencia sua peculiaridade e o aspecto convivial das práticas de ensino de projeto. Também uma gama de espaços caracterizados pela fluidez de atividades se mostra essencial, reforçando a importância da experiência espacial na formação em Arquitetura e Urbanismo. Algumas de suas principais publicações são: 

– WESTPHAL, E.. A solidão como estratégia para a formação de arquitetos. Cadernos ABEA, v. 41, p. 169-178, 2018.

– WIESE, R. S.; WESTPHAL, E. Experiências didáticas no ateliê de projeto: a integração com o ensino de estruturas e sistemas de edifícios verticais. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ESTRUTURAS EM ESCOLAS DE ARQUITETURA, 2017, Ouro Preto. ANAIS DO III ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ESTRUTURAS EM ESCOLAS DE ARQUITETURA. Ouro Preto: Editora UFOP, 2017. v. 1. vl. p. 596-611.

 

Letícia Mattana fez mestrado em em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2017), atualmente é professora Assistente A no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (2018-Atual). Algumas de suas principais publicações são: 

– MATTANA, LETICIA; SOUZA, JOÃO CARLOS ; PFÜTZENREUTER, ANDREA HOLZ ; PIMENTA, ANNA FREITAS PORTELA DE SOUZA . Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 12, p. e021008, 2021. 

– MATTANA, LETÍCIA; LIBRELOTTO, LISIANE ILHA . Estratégias para ensino de orçamentação com adoção de BIM em ambiente acadêmico. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 13, p. 97-118, 2018. 

– MATTANA, L.; LIBRELOTTO, L. I. CONTRIBUIÇÃO DO BIM PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA DE EDIFICAÇÕES. MIX SUSTENTÁVEL (ONLINE), v. 3, p. 134, 2017.

– MATTANA, L.; BEDIN, C.; SOUZA, J. C.; FOLADOR, B.; PORTO, M. P.; VILELLA, M. C.; GODINHO, D. S.; KOERICH, W. P. Inovações tecnológicas: da captura de dados reais até o orçamento – caso de manutenção de fachadas. In: ENTAC 2020, 2020, online. Anais, 2020. 

– MATTANA, L.; LIBRELOTTO, L. I. Contribuição do BIM para a sustentabilidade econômica de edificações.. In: ENSUS 2017 – V Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2017, Florianópolis. Anais ENSUS 2017, 2017. v. 1. p. 151-162.

 

Janice de Freitas Pires é Professora Adjunta no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)  e realizou seu doutorado no PósArq sob orientação de Alice Pereira. Ela participa do Grupo de Estudos para o Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital – GEGRADI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ UFPel. Atua principalmente nos seguintes temas: representação gráfica digital para Arquitetura, representação do patrimônio arquitetônico, gramática da forma, desenho paramétrico, fabricação digital, geometria complexa da arquitetura contemporânea, educação a distância, aprendizagem significativa e objetos de aprendizagem.

– Silveira, Eduardo Montagna ; SILVA, Adriane Borda Almeida da ; PIRES, Janice de Freitas. Elementos de autenticidade gráfica desvelados por parametria: aplicação ao caso do escudo da universidade federal de pelotas. PIXO- Revista de arquitetura, cidade e contemporaniedade, v. 5, p. 238-259, 2021. 

– PIRES, Janice de Freitas; PEREIRA, ALICE CYBIS . Entre las curvas de la arquitectura contemporánea y la enseñanza de la geometría en arquitectura: un enfoque didáctico del diseño paramétrico. REVISTA CIENCIA E TECNOLOGIA, p. 63-75, 2020.

– PIRES, Janice de Freitas; PEREIRA, ALICE CYBIS . Aplicações didáticas em modelagem paramétrica de geometrias complexas da arquitetura contemporânea. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 24, p. 6-24, 2020. 

– MENDONÇA, Fabiana ; SANES, Marina Perfetto ; SILVA, Adriane Borda Almeida da ; PIRES, Janice de Freitas ; CAMPANI, Carlos . Gamificação na educação patrimonial: um caso aplicado à plataforma opensimulator. REVISTA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO GRÁFICA, v. 8, p. 89-107, 2020. 

– PIRES, Janice de Freitas; PEREIRA, ALICE CYBIS . A estruturação do saber relacionado à geometria complexa e a modelagem paramétrica de estruturas regenerativas na arquitetura. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 14, p. 90-110, 2019. 

– PIRES, Janice de Freitas; PEREIRA, A. T. C. A Estruturação do Saber para o Reconhecimento das Superfícies Complexas da obra Disney Concert Hall. DESIGN E TECNOLOGIA, v. 9, p. 29-42, 2019. 

– PIRES, Janice de Freitas; PEREIRA, A. T. C.; GONÇALVES, A. Taxonomias de geometria da arquitetura contemporânea: uma abordagem didática ao ensino da modelagem paramétrica na arquitetura. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 12, p. 27, 2017.

 

Nauíra Zanardo Zanin defendeu sua tese de doutorado em 2018 e é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul e Pesquisadora do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI) da UFSC, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (IBP). 

– ZANIN, NAUÍRA ZANARDO; CASTELLS, ALICIA NORMA GONZÁLES DE . Intervenção de arquitetura para uma escola Guarani: processo de projeto e apropriação de ambientes educativos na Tekoa Itaty, SC. INTERAÇÕES, p. 439-460, 2020. 

– ZANIN, NAUÍRA ZANARDO; CASTELLS, ALICIA NORMA GONZÁLES DE . Arquitetura das escolas indígenas como lugares de identificação. ARQUITETURAREVISTA (UNISINOS), v. 15, p. 138-161, 2019. 

– SILVA, SIMONE CRISTINA DALBELLO DA ; ZANIN, NAUÍRA ZANARDO ; SILVA, IVONE MARIA MENDES . O uso de narrativas (auto) biográficas em pesquisas qualitativas. GAVAGAI: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES, v. 6, p. 11-33, 2019. 

– WIESE, RICARDO SOCAS ; ZANIN, NAUÍRA ZANARDO . O papel da extensão na qualificação dos espaços de acolhimento estudantil indígena na UFSC. Revista de Extensão, v. 15, p. 34-46, 2018. 

– SILVA, I. M. M.; ZANIN, N. Z. ESPAÇOS E TEMPOS VIVIDOS NA ESCOLA: implicações para os processos de subjetivação e ensino-aprendizagem na perspectiva de jovens estudantes e seus professores. GAVAGAI: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES, v. v.1, n.2, p. 121-143, 2017. 

– ZANIN, NAUÍRA ZANARDO; SILVA, IVONE MARIA MENDES ; CRISTOFOLI, MARIA SILVIA . Espaços Escolares Indígenas no Brasil: políticas, ações e atores envolvidos. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. v. 43, p. 201-222, 2017.

– SANTOS, R. G.; LODDI, L. B. R.; ZANIN, N. Z. Sobre lugares, práticas, corporeidades, dominação e parceria: a experiência gentrificadora e seus atravessamentos na cidade. Revista Indisciplinar, v. v.4,n.5, p. 112, 2017.

– FARINA, B.; GAIARDO, K. V.; ZANIN, NAUÍRA ZANARDO . Propostas arquitetônicas junto aos Kaingang da T.I. Ventarra (RS). In: 38º SEURS – SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 2020, Londrina. 38º SEURS, 2020. 

 

Paula Batistello defendeu sua tese de doutorado no PósARQ em 2018 e é docente titular C da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Arquitetura e Sustentabilidade e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, e Diretora de Logística, Projetos e Obras da mesma Universidade.Algumas de suas principais publicações são: 

– RAMME, J.; LUZ, G. L.; BATISTELLO, P.; BALZAN, K. L. Demandas externas e o papel da Universidade: Uma experiência de parceria realizada no Centro de Convivência dos Idosos no Município de Chapecó ?SC. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-246, v. 7, p. 36908-36920-36920, 2021. 

– BATISTELLO, P.; SCHUAB, A. Segregación social y espacios residuales: diseño para la colectividad. ANALES DE INVESTIGACIÓN EN ARQUITECTURA, v. 11, p. 1-13, 2021. 

– NALIN, V.; NUCCI, A. L. C.; BATISTELLO, P. Descentralizando experiências performáticas em Corpocidade: efemeridade dos corpos e do centro. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 49289-49302, 2021. 

– BATISTELLO, P.; BALZAN, K. L.; PEREIRA, A. T. C. BIM no ensino das competências em arquitetura e urbanismo: transformação curricular. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 10, p. e019019, 2019. 

– BATISTELLO, PAULA; PEREIRA, A. T. C. El aprendizaje basado en competencias y metodologías activas: aplicando la gamificación. ARQUITECTURA Y URBANISMO, v. 40, p. 31-42, 2019.

– BATISTELLO, PAULA; Filho, Pedro Luiz Volkweis . Ferramenta de aprendizagem ativa: Apreensão de conteúdos a partir do kahoot. In: Editora Poisson. (Org.). Educação no Século XXI – Volume 42 Percepções. 01ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 42, p. 161-167.

– NALIN, V.; NUCCI, A. L. C.; BATISTELLO, P. Descentralizando experiências performáticas em Corpocidade: efemeridade dos corpos e do centro. In: 9º Projetar. Arquitetura e Cidade: Privilégios, conflitos e possibilidades, 2019, Curitiba. Anais 9º Projetar. Curitiba: Universidade Positivo, 2019. v. 02. p. 1-13. 

– BATISTELLO, P.; VOLKWEIS FILHO, P. L. FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA: apreensão de conteúdos a partir do Kahoot. In: IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2018, Belo Horizonte. Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior, 2018. p. 1-11.

 

Raquel Weiss desenvolveu seu doutorado sob orientação de Alina Santiago e integrou o grupo de pesquisa Desenho Urbano e Paisagem. Foi docente de 2015 à 2019 no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina – Joinville (SC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Atualmente é professora adjunta 40h  na Universidade Federal de Santa Maria- campus Cachoeira do Sul no curso de Arquitetura e Urbanismo e professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/UFSM)- Campus Santa Maria. Participa de projetos de pesquisa e extensão voltados às áreas de sistemas de espaços livres urbanos e rurais, planejamento urbano e rural da paisagem, ordenamento territorial-Plano Diretor, desenho urbano e análises espaciais a partir de métodos da ecologia da paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento físico-territorial, plano diretor, geotecnologias, geoprocessamento, ecologia da paisagem e planejamento ambiental e urbano. Entre suas produções recentes, podemos citar:

– COCCO, RENATA MICHELON ; AITA PIPPI, LUIS GUILHERME ; WEISS, RAQUEL . Sistema de Informações Geográficas como ferramenta de análise espacial e tabular para a implantação de praças e parques urbanos | Geographical information system as a tool for spatial and table analysis for the implementation of public squares and urban parks. OCULUM ENSAIOS, v. 18, p. 1-17, 2021. 

– WEISS, R.; PIPPI, L. G. A. Análise multicritério na definição de vulnerabilidade ambiental. TERR@ PLURAL (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 296-312, 2019.

– KLEBERS, L. S.; PIPPI, L. G. A.; WEISS, R.; FARIAS, S. Processo e método de ensino. O que estamos ensinando?. In: Ateliê de Pesquisas da Paisagem (APPA). (Org.). Cidades biofílicas e inteligentes como conteúdo curricular em academias de Arquitetura e Urbanismo. XV ed.Campos dos Goytacazes: Instituto Federal Fluminense, 2020, v. XV, p. 24-35. 

– LIMBERGER, L.; DONOSO, V. G.; GABRIEL, L. C.; WEISS, R.; PIPPI, L. G. A. Processo e método de ensino. O que estamos ensinando?. In: Ateliê de Pesquisas da Paisagem (APPA). (Org.). O ensino da paisagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM: Campi Cachoeira do Sul e Santa Maria. XVed.Campos dos Goytacazes: Instituto Federal Fluminense, 2020, v. XV, p. 135-147. 

– PIPPI, Luis Guilherme Aita ; AKAMINE, R.; TRINDADE, L. C.; WEISS, R.; BOCHI, T. C. Sistema de espaços Livres Inseridos em Mancha Urbana Descontínua e Fragmentada. In: Macedo, Silvio Soares , Custódio, Vanderli , Queiroga, Eugenio Fernandes , Campos, Ana Cecília de Arruda , Galender, Fany. (Org.). s Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2018, v. 1, p. 232-241.

 

 Renata Franceschet Goettems foi orientada por Ayrton Bueno e é docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estuda temas ligados à relação pessoa e ambiente, planejamento e pedestres.Algumas de suas principais publicações são: 

– TODERO, A. A.; GOETTEMS, R. F. Reconciliação entre o rio e a cidade de Tapejara-RS. PERIÓDICO TÉCNICO E CIENTÍFICO CIDADES VERDES, v. 8, p. 79-93, 2020. 2317860482020202748

– ENGEL, ERNESTINA RITA MEIRA ; GOETTEMS, RENATA FRANCESCHET . Imagem da cidade: Análise das dinâmicas urbanas da orla ferroviária de Carazinho/RS. PERIÓDICO TÉCNICO E CIENTÍFICO CIDADES VERDES, v. 8, p. 94-109, 2020. 2317860482120202762

– GOETTEMS, R. F.; BUENO, A. P. Mapeamento e análise dos espaços de praça da cidade de Joinville – SC. ARQ.URB, v. 22, p. 93-109, 2018.

– Valentini, Daiane ; Favaretto, Angela ; GOETTEMS, RENATA ; Andrade, Sheila Andrade . SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) APLICADOS AO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM: OFICINAS DIDÁTICAS. In: Nilzo Ivo Ladwig; Juliano Bitencourt Campos. (Org.). Planejamento e gestão territorial: inovação, tecnologia e sustentabilidade. 1ed.Criciúma: Unesc, 2020, v. 1, p. 17-43.

– ENGEL, E. R. M.; GOETTEMS, R. F. Dinâmicas espaciais da orla ferroviária de Carazinho/RS. In: IX CONEPEC: Congresso de ensino, pesquisa, extensão e cultura, 2020, Goias. Anais IX CONEPEC, 2020.

 

Luana Peroza Piaia defendeu sua dissertação no PósARQ em 2018 e é docente titular nível B na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, no curso de Arquitetura e Urbanismo e em disciplinas na Pós em Design de Interiores e Mobiliário (UNOCHAPECÓ) e na Pós em BIM: do projeto à obra (UNOCHAPECÓ). Algumas de suas principais publicações são: 

– De Campos, Lucas José ; Fátima Balzan, Karine De ; Vianna Villela, Ana Laura ; PIAIA, LUANA PEROZA ; Nucci, André Luís Carrilho. Memórias: uma reflexão sobre o tempo e o espaço. In: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista (Volume I). Ied.Piracanjuba-GO: Conhecimento Livre, 2020, v. I, p. 111-120. 

– SECCHI, CARLA CRISTINA ; PIAIA, LUANA PEROZA ; AVILA, PAOLA ; PERIN, LUCIANO . Digital Fabrication and Rapid Prototyping as a Curricular Component in Architecture and Urbanism Course: A Didactic Pedagogical Experience. In: Congreso SIGraDi 2020, 2020, Medellín. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2020. v. 8. p. 758. 

– SECCHI, CARLA CRISTINA ; PIAIA, LUANA PEROZA ; AVILA, PAOLA ; SCARIOT, ANA LUISA . Applying the Wikihouse Constructive System in Architecture Atelier: from teaching to the materialization of urban furniture. In: Congreso SIGraDi 2020, 2020, Medellín. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2020. v. 8. p. 750. 

– PIAIA, LUANA PEROZA; SECCHI, CARLA CRISTINA ; HEMSING, ANA CAROLINA ; AVILA, PAOLA . PRONTO KIDS CHAPECÓ: digital prototyping and fabrication workshops focused on the perception of the built environment for children in the public school system. In: Congreso SIGraDi 2020, 2020, Medellín. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2020. v. 8. p. 775. 

– PIAIA, LUANA PEROZA; SECCHI, CARLA CRISTINA ; AVILA, PAOLA ; SCARIOT, ANA LUISA . ANALYSIS OF URBAN INDEXES AND PARAMETERS FACILITATED BY PARAMETERIZATION: creation of a database for architectural study in Chapecó/SC. In: Congreso SIGraDi 2020, 2020, Medellín. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2020. v. 8. p. 767. 

– PEROZA PIAIA, LUANA; CYBIS PEREIRA, ALICE THERESINHA ; SECCHI, CARLA CRISTINA . Furniture kits and physical model as a tool for visualization of the minimum residential spaces according to the anthropometric ergonomics. In: XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 2018, São Carlos. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 22. p. 86-86.


Vivian Delatorre teve a sua tese “Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico” defendida em 2019, orientada pela Profa. Alice Pereira. Atualmente ela trabalha como Architectural Designer na empresa Robert Olson + Associates Architects em Boston/EUA.Algumas de suas principais publicações são:
– MARSICO, M. L.; MEDEIROS, R.; DELATORRE, V.; COSTELLA, M. F.; JACOSKI, C. A. Aplicação de BIM na compatibilização de projetos de edificações. IJIE ? Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 9, p. 19-41, 2017.

 

Fernanda Machado Dill fez doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós graduação em arquitetura e Urbanismo da UFSC, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Barddal de Artes Aplicadas (2018) e graduação em Design de produto, Tecnologia em Móveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Foi professora substituta do Curso de Design de Produto (2018-2019) e professora substituta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Algumas de suas principais publicações são: 

– DILL, Fernanda Machado; PAGANI, C.; DILL, T. M. S. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG: POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E PRÁTICAS. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS), v. 14, p. 242-261, 2021. 

– ZANIN, N. Z.; DILL, Fernanda Machado . Educação escolar indígena manifestada em intervenção arquitetônica: reflexões a partir de uma escola Kaingang. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS), v. 15, p. 134-159, 2020. 

– DILL, Fernanda Machado; DORNELES, V. G. FREE SPACES SYSTEM FOR INTERCULTURAL DIALOGUES: COLLABORATIVE DESIGN PROCESS AND VALUING OF THE KAINGANG PEOPLE. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (MACKENZIE. ONLINE), v. 20, p. 88-106, 2020. 

– DILL, Fernanda Machado; DORNELES, V. G. As marcas culturais dos lugares na memória dos anciãos Kaingang. PIXO – Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, v. 4, p. 142-157, 2020. 

– DILL, Fernanda Machado; BUENO, A. P. LUGARES DO SABER KAINGANG: CULTURA E ESPAÇO ESCOLAR. CADERNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (ONLINE), v. 26, p. 183-220, 2020. 

– DILL, Fernanda Machado; BUENO, A. P.; DORNELES, V. G. É HORA DE (RE)TORNAR: Intervenção espacial para visibilização do povo Kaingang na cidade de Chapecó. Arquitecturas del Sur, v. 38, p. 98-113, 2020. 

 

Fabrício Rocha da Silva foi orientado por Alicia Castells, atualmente é Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Desenvolve trabalhos na área de Patrimônio Cultural com ênfase em inventários de identificação e salvaguarda, educação patrimonial e paisagem cultural. Entre suas principais publicações, podemos citar: 

SILVA, F. R.. A paisagem cultural e os conflitos entre o ‘natural’ e o ‘cultural’: Um estudo de caso no núcleo urbano do Alto Paraguaçu. NAUI – DINÂMICAS URBANAS E PATRIMÔNIO CULTURAL, v. 07, p. 40-58, 2018.
Esta lista não traz, evidentemente, todas e todos nossos egressos de destaque, tampouco tem caráter classificatório.  Está em constante construção, com um caráter colaborativo. Se você tem mais sugestões, mande para nós no email ppgarqurb@contato.ufsc.br o nome e uma descrição de até 2.000 caracteres, na qual conste o tema de pesquisa, o/a orientador/a, atuação posterior e até 5 principais publicações.