Aula Inaugural 2022 . Prof. Julio Bermudez

Arquitetura, Espiritualidade e Neurociência: medindo o imensurável

A Aula Inaugural de 2022 do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ/UFSC) será oferecida em espanhol, pelo renomado Prof. Julio Bermudez, da Catholic University of America, no dia 17 de março, às 19:00, através do Canal PósARQ UFSC Discentes (https://youtu.be/BfBuL41XiPE).

O Prof. Julio Bermudez explorará, nesta palestra, a interseção entre arquitetura e espiritualidade através dos olhos da neurociência contemporânea e da fenomenologia. Poderiam as perguntas e buscas perenes pela transcendência  ser respondidas ou encontradas na (ou através) da arquitetura? As expressões mais físicas da humanidade (por exemplo, os edifícios) podem ser portais para um reino metafísico? Não seria esta a função última da arquitetura? Por milênios, todas as civilizações responderam afirmativamente a essas e outras perguntas, erguendo as obras de arquitetura mais espetaculares e belas (e geralmente sagradas) do mundo. O advento de dispositivos médicos não invasivos de alta qualidade (por exemplo, fMRI, EEGs portáteis, biossensores, etc.) e metodologias científicas interdisciplinares sofisticadas nos permitem pela primeira vez na história considerar essas questões atemporais empiricamente. O imensurável pode ser medido? Esta palestra oferecerá o mais recente pensamento e ciência sobre o transcendente arquitetônico.

O professor Julio Bermudez dirige a área de concentração de pós-graduação em Estudos do Espaço Sagrado e Cultural da Faculdade de Arquitetura e Planejamento Urbano da Catholic University of America, em Washington D.C. desde 2010. Ele possui mestrado em Arquitetura e doutorado em Educação pela University of Minnesota e leciona cursos de projeto arquitetônico, comunicação e teoria por quase 30 anos. Ele já publicou dois livros sobre o tema: “Transcending Architecture. Contemporary Views on Sacred Space” (CUA Press, 2015) e “Architecture, Culture, and Spirituality” (Ashgate, UK, 2015, co-editado com Thomas Barrie e Phillip Tabb) e lançará em julho deste ano “Spirituality in Architectural Education: Twelve Years of the Walton Critic Program at The Catholic University of America” (CUA Press, 2022).O Prof. Bermudez foi um dos co-fundadores da organização Architecture, Culture and Spirituality Forum, que possui mais de 600 membros de 55 países e da qual é seu presidente desde 2015. Ele recebeu diversos prêmios de reconhecidas entidades pela sua carreira acadêmica, sendo o mais recente, em 2021, o título de Distinguished Professor pela ACSA (Association of Collegiate Schools of Architecture).