Perguntas Frequentes

Matrículas

1) Como realizo minhas  matrículas?

R: Você realizará todas as matrículas on line. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar a matrícula nas disciplinas desejadas.

2) Como realizo matrícula em uma disciplina de outro programa de Pós Graduação da UFSC?

R: Você como aluno regular do PósARQ, pode realizar matrícula em disciplina de qualquer outro programa de Pós Graduação da UFSC. Para isto você deve conversar com o professor da disciplina e solicitar a autorização dele. Esta autorização pode ser solicitada ao professor por email ou no formulário disponível no site do PósARQ. (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/15.matricula-de-outro-programa.pdf). Após obter a autorização do professor da disciplina, basta em caminhar a autorização para o email ppgarqurb@contato.ufsc.br

3) Como cancelo a matrícula de uma disciplina?

R: Até a terceira semana de aula você poderá cancelar a matrícula em uma disciplina. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar o cancelamento on line.

4) Como solicito matrícula em disciplina isolada?

R:

  1. Consulte o Calendário Acadêmico, e somente no período indicado para “matrícula em disciplina isolada”, faça a pré-inscrição no sistema: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao;
  2. Preencher o Formulário de Matricula em Disciplina Isolada;
  3. Envie por e-mail o formulário preenchido em formato PDF, ao professor responsável pela disciplina, solicitando autorização para cursar a disciplina. O Professor aceitando, deverá assinar digitalmente o formulário e devolver por e-mail ao aluno;
  4. O aluno deverá enviar o formulário devidamente preenchido e assinado digitalmente, juntamente com os documentos obrigatórios descritos no formulário (dentro do período indicado no Calendário Acadêmico), para o e-mail da Secretaria (ppgarqurb@contato.ufsc.br).

5) Quantas disciplinas posso cursar na modalidade de disciplina isolada?

R: Três

6) Como valido disciplinas já cursadas?

R: Para solicitar a validação de disciplinas já cursadas você deve enviar para a secretaria os seguintes documentos: a) Histórico escolar com conceitos, ementas e período em que a disciplina foi cursada; b) Formulário disponível no site do PósARQ (https://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/).

Qualificação e defesa

7) Como solicito a qualificação de mestrado?

R: Até o 16º mês após o ingresso no mestrado, o aluno deve qualificar. Na qualificação de mestrado não é obrigatório a participação do membro externo.

Para solicitar a qualificação, você deve enviar para o email da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da qualificação, o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo (se houver) e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo.

8) Como solicito a qualificação de doutorado?

R: Até o 30º mês após o ingresso no doutorado, o aluno deve qualificar. A banca da qualificação de doutorado deve ser constituída por no mínimo 3 avaliadores com título de doutor, sendo pelo mesmo um credenciado ao PósARQ e um externo à UFSC. O formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo, devem ser enviados para o email da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da sua qualificação.

 

9)   Como solicito a defesa de mestrado?

R: Para solicitar a defesa de dissertação, você deve enviar para o email da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação do membro externo; c) Enviar por email Lattes do membro externo.

 

10) Como solicito a defesa de doutorado?

R: Para solicitar a defesa de Tese, você deve enviar para o email da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação dos membros externos; c) Lattes dos membros externos.

 

Trancamento

11) Como solicito trancamento?

R: Você deve enviar o formulário de solicitação de trancamento  pelo menos uma semana antes do início do trimestre que você deseja trancar.

12) Em qual período do curso posso solicitar o trancamento?

R: Você só não pode solicitar trancamento nos 3 primeiros meses após o ingresso no programa e nos 3 últimos.

13) Qual o período mínimo e máximo que posso ficar trancado?

R: Você pode trancar no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses. Para o mestrado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 12 meses. Para o doutorado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 24 meses.

Prorrogação

14) Como posso solicitar prorrogação?

R: Você deve enviar o formulário de solicitação de prorrogação pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado.

15) Qual o prazo máximo de prorrogação?

R: Você pode prorrogar seu prazo por até 12 meses. Para o mestrado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 12 meses. Para o doutorado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 24 meses.

16) Em qual período do curso posso solicitar a prorrogação?

R: Seu pedido de prorrogação deve ser entregue 90 dias antes do término do seu prazo.

Estágio docência

17) Como solicito matrícula em estágio docência?

R: Os períodos de matrícula em estágio docência estão descritos no calendário do programa. Para solicitar matrícula em estágio docência você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de estágio docência b) Plano de atividade ; c) Plano de ensino da disciplina da graduação. Veja também a Resolução que regulamenta o Estágio Docência no PósARQ aqui.

Auxílios

18) Como solicito auxílio para participar em eventos?

R: Você deve solicitar através do site http://auxilio.prpg.ufsc.br/ . Quanto ao prazo, por exemplo: se o evento acontecer no mês de novembro, você deve fazer a solicitação até o dia 1 setembro.  Se você não receber o aceite no prazo, faça a solicitação mesmo assim e, no campo “observações”, explique que ainda está aguardando o aceite.

O pagamento para alunos é feito via reembolso. Após o evento o aluno deve enviar para o email da secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de reembolso (http://posarq.paginas.ufsc.br/files/2010/08/Formul%C3%A1rio-para-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-reembolso-de-evento-1.doc) b) Resumo do trabalho; c) certificado de participação; d) notas ficais e fatura de cartão para comprovar o pagamento.

Bolsas

19) Como funciona o processo geral de obtenção e renovação de bolsas?

Consulte a página Bolsas de Estudo para informações detalhadas sobre o funcionamento de bolsas de estudo no PósARQ.

20) Sou bolsista, perderei a bolsa se entrar em licença maternidade?

R: Não.

21)   Com a licença maternidade minha bolsa será também prorrogada?

R: Com a licença maternidade você terá 4 meses de bolsa prorrogados.

Outras dúvidas

22) Como solicito o diploma?

R: A relação de documentos para solicitar o diploma estão disponíveis em: http://posarq.paginas.ufsc.br/files/2010/08/Rela%C3%A7%C3%A3o-de-documentos-para-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-Diploma.pdf

23) Onde encontro os formulários do PósARQ?

R: Você encontra vários modelos de formulários no site do PósARQ. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

24) Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?

R: As reuniões ordinárias do colegiado delegado acontecem sempre na última segunda feira de cada mês. As datas estão disponíveis no calendário do PósARQ.

25) Como solicito afastamento doença?

R: Você deve enviar para o email da secretaria o atestado médico até 15 dias uteis após o primeiro dia do atestado médico.  Mais informações: Memorando Circular N.º 18/PROPG/2018, de 23/10/2018

26) Como solicito licença maternidade?

R: Basta após o nascimento da criança você enviar para o email da secretaria a certidão de nascimento. Você ganhará 6 meses de licença maternidade, contados a partir do dia do nascimento da criança.