Perguntas Frequentes
Matrículas
1) Como realizo minhas matrículas?
R: Você realizará todas as matrículas on line. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar a matrícula nas disciplinas desejadas.
2) Como realizo matrícula em uma disciplina de outro programa de Pós Graduação da UFSC?
R: Você como aluno regular do PósARQ, pode realizar matrícula em disciplina de qualquer outro programa de Pós Graduação da UFSC. Para isto você deve conversar com o professor da disciplina e solicitar a autorização dele. Esta autorização pode ser solicitada ao professor por email ou no formulário disponível no site do PósARQ. (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/15.matricula-de-outro-programa.pdf). Após obter a autorização do professor da disciplina, basta em caminhar a autorização para o email ppgarqurb@contato.ufsc.br
3) Como cancelo a matrícula de uma disciplina?
R: Até a terceira semana de aula você poderá cancelar a matrícula em uma disciplina. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar o cancelamento on line.
4) Como solicito matrícula em disciplina isolada?
R: Você deve ir no primeiro dia de aula e conversar com o professor da disciplina que você deseja cursar para saber se existe possibilidade de ele autorizá-lo a cursar a disciplina. O professor autorizando ele deve assinar o formulário de matrícula para aluno em disciplina isolada, que deve ser enviado para o email da secretaria do PósARQ devidamente preenchido junto com a cópia do CPF, RG e diploma de graduação ou mestrado no período indicado no calendário do PósARQ.
5) Quantas disciplinas posso cursar na modalidade de disciplina isolada?
R: Três
6) Como valido disciplinas já cursadas?
R: Para solicitar a validação de disciplinas já cursadas você deve enviar para a secretaria os seguintes documentos: a) Histórico escolar com conceitos, ementas e período em que a disciplina foi cursada; b) Formulário disponível no site do PósARQ (https://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/).
Qualificação e defesa
7) Como solicito a qualificação de mestrado?
R: Até o 16º mês após o ingresso no mestrado, o aluno deve qualificar. Na qualificação de mestrado não é obrigatório a participação do membro externo.
Para solicitar a qualificação, você deve enviar para o email da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da qualificação, o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo (se houver) e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo.
8) Como solicito a qualificação de doutorado?
R: Até o 30º mês após o ingresso no doutorado, o aluno deve qualificar. A banca da qualificação de doutorado deve ser constituída por no mínimo 3 avaliadores com título de doutor, sendo pelo mesmo um credenciado ao PósARQ e um externo à UFSC. O formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo, devem ser enviados para o email da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da sua qualificação.
9) Como solicito a defesa de mestrado?
R: Para solicitar a defesa de dissertação, você deve enviar para o email da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação do membro externo; c) Enviar por email Lattes do membro externo.
10) Como solicito a defesa de doutorado?
R: Para solicitar a defesa de Tese, você deve enviar para o email da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação dos membros externos; c) Lattes dos membros externos.
Trancamento
11) Como solicito trancamento?
R: Você deve enviar o formulário de solicitação de trancamento pelo menos uma semana antes do início do trimestre que você deseja trancar.
12) Em qual período do curso posso solicitar o trancamento?
R: Você só não pode solicitar trancamento nos 3 primeiros meses após o ingresso no programa e nos 3 últimos.
13) Qual o período mínimo e máximo que posso ficar trancado?
R: Você pode trancar no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses. Para o mestrado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 12 meses. Para o doutorado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 24 meses.
Prorrogação
14) Como posso solicitar prorrogação?
R: Você deve enviar o formulário de solicitação de prorrogação pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado.
15) Qual o prazo máximo de prorrogação?
R: Você pode prorrogar seu prazo por até 12 meses. Para o mestrado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 12 meses. Para o doutorado, o período total considerando a soma de trancamentos e prorrogações é de 24 meses.
16) Em qual período do curso posso solicitar a prorrogação?
R: Seu pedido de prorrogação deve ser entregue 90 dias antes do término do seu prazo.
Estágio docência
17) Como solicito matrícula em estágio docência?
R: Os períodos de matrícula em estágio docência estão descritos no calendário do programa. Para solicitar matrícula em estágio docência você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de estágio docência b) Plano de atividade ; c) Plano de ensino da disciplina da graduação. Veja também a Resolução que regulamenta o Estágio Docência no PósARQ aqui.
Auxílios
18) Como solicito auxílio para participar em eventos?
R: Você deve solicitar através do site http://auxilio.prpg.ufsc.br/ . Quanto ao prazo, por exemplo: se o evento acontecer no mês de novembro, você deve fazer a solicitação até o dia 1 setembro. Se você não receber o aceite no prazo, faça a solicitação mesmo assim e, no campo “observações”, explique que ainda está aguardando o aceite.
O pagamento para alunos é feito via reembolso. Após o evento o aluno deve enviar para o email da secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de reembolso (http://posarq.paginas.ufsc.br/files/2010/08/Formul%C3%A1rio-para-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-reembolso-de-evento-1.doc) b) Resumo do trabalho; c) certificado de participação; d) notas ficais e fatura de cartão para comprovar o pagamento.
Bolsas
19) Como funciona o processo geral de obtenção e renovação de bolsas?
Consulte a página Bolsas de Estudo para informações detalhadas sobre o funcionamento de bolsas de estudo no PósARQ.
20) Sou bolsista, perderei a bolsa se entrar em licença maternidade?
R: Não.
21) Com a licença maternidade minha bolsa será também prorrogada?
R: Com a licença maternidade você terá 4 meses de bolsa prorrogados.
Outras dúvidas
22) Como solicito o diploma?
R: A relação de documentos para solicitar o diploma estão disponíveis em: http://posarq.paginas.ufsc.br/files/2010/08/Rela%C3%A7%C3%A3o-de-documentos-para-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-Diploma.pdf
23) Onde encontro os formulários do PósARQ?
R: Você encontra vários modelos de formulários no site do PósARQ. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/
24) Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?
R: As reuniões ordinárias do colegiado delegado acontecem sempre na última segunda feira de cada mês. As datas estão disponíveis no calendário do PósARQ.
25) Como solicito afastamento doença?
R: Você deve enviar para o email da secretaria o atestado médico até 15 dias uteis após o primeiro dia do atestado médico. Mais informações: Memorando Circular N.º 18/PROPG/2018, de 23/10/2018
26) Como solicito licença maternidade?
R: Basta após o nascimento da criança você enviar para o email da secretaria a certidão de nascimento. Você ganhará 6 meses de licença maternidade, contados a partir do dia do nascimento da criança.