2021-2024

Em relação à trajetória dos(as) egressos(as) do PósARQ, identifica-se entre os(as) mestres(as) e doutores(as) formados(as) pelo Programa, pesquisadores(as) de alto nível, inseridos(as) em Instituições de ensino e de pesquisa, mas também inseridos(as) em trajetórias profissionais relevantes. Os(as) egressos(as) têm atuado, predominantemente, como docentes em universidades públicas, particulares e escolas técnicas federais, mas também têm ocupado postos-chave em órgãos do poder público e da sociedade civil, em entidades técnicas e profissionais que atuam para o planejamento e desenvolvimento urbano. Também identificam-se egressos(as) atuando em escritórios de Arquitetura e Urbanismo de destaque e em novas conformações profissionais como formas inovadoras de se aproximar de demandas importantes da sociedade contemporânea e, em especial, das vulnerabilidades sócio-espaciais e socioambientais de nossas cidades. Destacam-se diversos(as) egressos(as) atuando em temáticas como a ATHIS, em organizações do terceiro setor ligadas a movimentos populares, ambientais e políticos voltados à redução de desigualdades. Essas atuações têm gerado projetos e parcerias diversas. Alguns(mas) mestres(as) formados(as) no Programa estão, atualmente, cursando o Doutorado no PósARQ ou em outras universidades do Brasil e do exterior.

 

Identifica-se, da mesma forma, na atuação dos(as) egressos(as) de forma geral, a capacidade para identificar lacunas no conhecimento existente sobre um determinado tema e estruturar um projeto de pesquisa rigoroso, consistente e que considere o problema de pesquisa em sua complexidade. A capacidade para conceber e aplicar métodos científicos de investigação da realidade que lhes permitam alcançar conclusões válidas, confiáveis e rigorosas, bem como relatar e disseminar esses resultados alcançados. Tudo isso sustentado em conhecimento gerado com alto nível de consciência social e perspectiva crítica em relação ao status quo da região, do País e do mundo, na direção de processos e espaços mais justos e que contribuam para geração de oportunidades e redução das desigualdades.

 

Abaixo, elencamos 5 casos de egressos(as) concluintes do período 2015-2024, por linha de pesquisa e categoria de atuação, sem repetição de orientador(a), representativos(as) das trajetória relevantes observadas no Programa:

 

  1. Área de Concentração 1, Linha de Pesquisa 1.1. Emeli Lalesca Aparecida da Guarda (http://lattes.cnpq.br/3670370461390342) defendeu sua tese no PósARQ em 2023, com o título ‘Análise das condições internas de edificações residenciais em projeções climáticas futuras: avaliando a vulnerabilidade dos ocupantes e a eficácia de estratégias passivas de projeto’, sob orientação do professor Martín Gabriel Ordenes Mizgier. No mesmo ano, foi aprovada em concurso público e se tornou professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em seu estado natal. Emeli representa os(as) egressos(as) que, alinhados(as) aos objetivos da pós-graduação stricto sensu e do PósARQ, recebem formação altamente qualificada para atuação como docentes em reconhecidas instituições do país. 
  2. Área de Concentração 1, Linha de Pesquisa 1.2. Fernanda Caroline Guasselli (http://lattes.cnpq.br/6119309060313044) defendeu no PósARQ em 2020 a dissertação ‘A percepção da paisagem: o caso do Rio Carahá em Lages/SC’ sob a orientação da professora Vanessa Casarin. Ela representa os(as) egressos(as) do Programa que desenvolvem investigação em programas de pós-graduação fora do país. Atualmente realiza doutorado pleno na Faculdade de Engenharia e Ciência de Aalborg University, Dinamarca, como bolsista do Programa Marie Sklodowska-Curie Actions, sob orientação de Kirsten Gram-Hanssen. Fernanda continua desenvolvendo pesquisa na área de projeto e tecnologia do ambiente construído, em que recebeu formação no PósARQ.
  3. Área de Concentração 2, Linha de Pesquisa 2.1. Aretha Lecir Rodrigues dos Santos (http://lattes.cnpq.br/0296022603875026)  concluiu o mestrado no PósARQ em 2023, com a dissertação intitulada ‘Direito à Cidade na área central de Florianópolis: desafios na preservação e possibilidades para a garantia da função social do patrimônio cultural edificado’, sob orientação do professor Paolo Colosso. Aretha foi uma das primeiras discentes contempladas pela política de ações afirmativas do Programa para o grupo de pessoas negras. Poucos meses depois de finalizar sua dissertação sobre patrimônio e memória, foi contratada pelo IPHAN e hoje atua como Coordenadora de Reconhecimento e Proteção no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, coordenando projetos em Brasília sobre o reconhecimento do patrimônio de povos originários. Ela representa os(as) egressos(as) do PósARQ que atuam em postos-chave de órgãos do poder público, neste caso, em âmbito federal. Aretha também é Vice-Presidente do IAB/SC (gestão 2023-2025).
  4. Área de Concentração 2, Linha de Pesquisa 2.2. Gustavo Peters de Souza (http://lattes.cnpq.br/4914076756810813) completou o mestrado no PósARQ em 2017 com o trabalho ‘Copresença, interação e diversidade: uma análise socioespacial do campus da Universidade Federal de Santa Catarina’, com a orientação do professor Renato Tibiriçá de Saboya. Ele representa os(as) egressos(as) do Programa que atuam em relevantes escritórios de Arquitetura. Atualmente, Gustavo reside em Londres e trabalha como arquiteto no renomado escritório Foster+Partners, atuando em planejamento, projeto e desenho, áreas enfatizadas na linha de pesquisa em que esteve no PósARQ.
  5. Área de Concentração 2, Linha de Pesquisa 2.2. Jordi Sanchez-Cuenca Alomar (http://lattes.cnpq.br/2777393457804338) concluiu o doutorado no PósARQ em 2019, com a tese intitulada ‘Condomínios de baixa renda do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV): Direito a Que Cidade?’, sob orientação da professora Maria Inês Sugai. Logo depois, de 2020 a 2021, foi professor visitante na Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Equador. No período de 2020 a 2022 e em alinhamento com os seus estudos de formação no doutorado, foi selecionado para desenvolver atividades como consultor do Programa de Apoio à Formulação da Política Urbana Nacional e da Nova Agenda Urbana na Bolívia, implementada pela ONU-Habitat e financiada pelo Governo da Suécia. Ainda, desde 2023, desenvolve atividades da ONU-Habitat no Brasil, atualmente em convênio com a prefeitura de São Paulo junto a comunidades vulneráveis. Jordi tem extensa trajetória de consultorias em ATHIS em universidades e prefeituras. Ele representa os(as) egressos(as) do PósARQ que desenvolvem trabalho em entidades técnicas e profissionais, dentro e fora do país,  para atender a  demandas importantes da sociedade, especialmente, atuar em lugares de vulnerabilidade socioespacial e socioambiental.

 

Além da descrição mais detalhada da trajetória de 5 egressos de destaque nas ACs e LPs, a título de ilustração da trajetória do conjunto de egressos 2015-2024 (350 desde 2015 e 144 defesas no quadriênio) e da diversidade das suas colocações, evidenciamos as vinculações atuais dos egressos de doutorado, entendendo que é o nível mais avançado de formação. Desde 2015 foram 82 defesas, e identifica-se uma forte atuação no ensino superior. Dos doutores egressos 55 atuam no ensino superior (65,5%), sendo que 39 (48%) em Instituições Públicas, Universidade/Institutos Federais ou Estaduais. 13 (16%) atuam em Universidades ou Centros de Ensino privados e uma egressa em Universidade no Exterior (Universidad Regional Amazónica IKIAM , Equador). No campo da atuação profissional da Arquitetura e Urbanismo, Identifica-se 14 egressos (17%) inseridos no mercado de trabalho, sendo  5 egressos (6%) atuando em órgãos públicos como CREA e prefeituras municipais e 9 egressos (11%) atuando em escritórios de Arquitetura e Urbanismo e Design, incluindo um escritório nos EUA. Ainda, alguns egressos estão atuando com consultorias em diferentes áreas da Arquitetura e Urbanismo, ligados a grupos de pesquisa ou organizações do terceiro setor. Há um percentual de 5% (4 egressos) em estágios pós-doc, prof. substituto em IES pública ou como bolsista apoio técnico-pedagógico na residência em ATHIS da UFSC.

 

Do conjunto total de egressos do período citamos a seguir alguns exemplos de trajetória, com vistas a exemplificar a trajetória profissional e o impacto da formação do PósARQ nela:

 

Doutorado

  • Fernanda Machado Dill – após a defesa ingressou no estágio de pós-doutorado no ano de 2021, ingressou em 2022 como docente efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientadora profa. Maíra Felippe.
  • Kaíc Lopes – após concluir o doutorado passou em concurso público federal mas optou por voltar para SC e está como bolsista da Residência em ATHIS.
  • Carolina Buonocore – foi contratada no Departamento de Arquitetura na Universidade do Estado do Maranhão. Orientador Roberto Lamberts.
  • Barbara Vallilo – completou seu doutorado em 2023 e atualmente é pós-doutoranda na PUC-PR. Orientador Renato Saboya.
  • Daniel Paim – completou seu doutorado em 2024 e atualmente é servidor concursado da Prefeitura Municipal de Sapiranga (RS). Orientador Renato Saboya
  • Geruza Kretzer – completou o mestrado em 2018 e ingressou no doutorado no ano seguinte, defendendo-o em 2023. Nesse período, publicou dois artigos em periódicos importantes (Journal of Urban Design e Oculum Ensaios) e trabalhou no Observatório da Mobilidade (UFSC) desenvolvendo estudos para a consolidação do projeto do sistema integrado de transporte público coletivo da porção continental da Região Metropolitana de Florianópolis, sob a supervisão do professor Werner Kraus, e no Laboratório de Urbanismo (UFSC) desenvolvendo projetos de extensão relativos à elaboração de planos diretores municipais, sob a coordenação do professor Samuel Steiner. Atualmente é pós-doutoranda no PósARQ e possui mais dois artigos em avaliação em periódicos nacionais e internacionais. Orientador Renato Saboya.
  • Mariane Pinto Brandalise atualmente é professora substituta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador Martin Mizgier
  • Douglas de Castro Brombilla – atua como professor no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul. Orientador João Carlos Souza.
  • Maria Luiza Tremel de Faria Lima – atua como arquiteta no Instituto de Planejamento de Florianópolis. Orientador João Carlos Souza.
  • Leticia Mattana – Atua como professora na Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador João Carlos Souza.
  • Andrea Jaramillo-Benavides – atualmente é Docente da Universidad Tecnológica Equinoccial. Orientadora ângela do Valle.
  • Natália Biscaglia Pereira – atualmente é Professora adjunta do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Orientadora ângela do Valle.
  • Cláudia MATÉ – Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo UNIARP; professor UNIARP. Orientadora Alina Santiago.
  • Daiane Romio Duarte – ex-professor dos cursos de arquitetura e engenharia nas universidades UNIC e UNIVAG e professor do curso de Arquitetura na Universidade Estácio de Sá Florianopolis – SC. Orientadora Alina Santiago.
  • Jaqueline Andrade – Pesquisadora na Diretoria de Desenvolvimento Territorial na Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina; ex conselheira CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ex-professora Pesquisadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis – OBISF ; Pesquisadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis – OBISF. Orientadora Alina Santiago.
  • Lucas da Silva Rudolpho– Professor dos cursos de arquitetura e urbanismo –  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Orientadora Alina Santiago.
  • Mônica Martins Pinto – Concluiu o doutorado em 2023. Atualmente é assistente de pesquisa na RPTU Kaiserslautern-Landau, em Merzig, Alemanha. Orientador Fernando Westphal.
  • Claudione Fernandes de Medeiros que foi aprovada com destaque pela banca, teve seus resultados de pesquisa publicados em uma revista A1 e foi aprovada, após a defesa, em concurso público para a Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador José Kós.
  • Juliana Tissot – aprovada em concurso para Professor em Instituição Pública Federal – UFPel. Orientadora Lizandra Vergara.
  • Fernanda Maria Lonardoni, concluiu o doutorado na EPFL (Ecole Polytechnique Federale de Lausanne), Suíça,  tendo sido a co-orientadora de sua tese, a qual obteve, em 2015, o Prêmio de Melhor Tese da EPFL. Fui também sua orientadora na graduação e no mestrado junto à UFSC.  Desde 2013 Fernanda atua  junto à ONU-Habitat, tendo trabalhado no Quênia, exercido a Chefia do Programa Nacional no Bahrein e nos Emirados Árabes Unidos da ONU-Habitat, e hoje exerce a Chefia do Programa para o México, Cuba e América Central da ONU-Habitat, sempre atuando em habitação e desenvolvimento urbano sustentável para as comunidades vulneráveis. Orientadora Maria Inês Sugai.

 

Mestrado

  • Ana Paula Begrow – defendeu dissertação em 2024, atualmente é servidora concursada do setor de planejamento do município de Biguaçú (SC). Orientadora profa. Maíra Felippe.
  • Mariana Panzera – após defesa atuou como arquiteta em revisões de Planos Diretores e ingressou no doutorado seguindo seus estudos. Orientadora Adriana Rossetto.
  • Camilla Ghisleni – após a defesa obteve premiações em edições de concurso de projeto regionais e nacionais nos últimos anos. Ela dirige o Bloco B Arquitetura, escritório de projetos. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Gabriela Fávero – após a defesa obteve premiações em edições de concurso de projeto regionais e nacionais nos últimos anos. Um artigo sobre a dissertação já recebeu aceite de publicação. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Eliane Baader Lima – ingressou no doutorado também neste programa, e realiza pesquisa de doutorado inédita sobre as associações de artífices em Santa Catarina na passagem para o século XX. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Renne Turibio – já ingressou no doutorado no programa de pós-graduação em artes na UDESC. Orientador Rodrigo Bastos.
  • Bruna Kronenberger – completou o mestrado em 2016 e, posteriormente, cursou o doutorado na UnB com o professor Frederico de Holanda. Posteriormente, passou um período na Universidade de Stanford, nos EUA, onde fez um curso sobre “Poverty and Prosperity”. Atualmente é professora colaboradora da UnB. Orientador Renato Saboya.
  • Letícia Barause – completou o mestrado em 2017 e atualmente é servidora concursada na área de planejamento urbano da prefeitura de Florianópolis.
  • Laís Bertolino – completou o mestrado em 2019 e atualmente é doutoranda na Universidade do Porto, sob orientação de Vitor Oliveira e atuação na rede lusófona de pesquisadores em Morfologia Urbana (PNUM). Orientador Renato Saboya.
  • Bianca Ana Coelho completou seu mestrado em 2019 e atualmente é servidora concursada na área de planejamento urbano da prefeitura de Florianópolis. orientador Renato Saboya.
  • Pascual Ceriani – após defesa atua na Universidad de la República del Uruguay e fundou o escritório de arquitetura Quintessencia. Orientador Martin Mizgier.
  • Mônica Pasqualini e Tiago Michelon – atuam em escritórios de AU com preocupações sobre bem-estar e arquitetura bioclimática em seus projetos. Orientador Martin Mizgier.
  • Luciano Suski e Fernando Almeida estão realizando atualmente suas teses de doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Orientador Martin Mizgier.
  • Natália Nakadomari Bula realizou exaustivo estudo em arquitetura, os sentidos e a fenomenologia. Atualmente é docente universitária em Erechim, no Rio Grande do Sul.
  • Carolina Bini – após a defesa trabalha na Prefeitura de Rio do Sul, tendo exercido cargo de direção no setor de projetos. Orientadora Maristela de Almeida.
  • Leonardo de Oliveira Brito –  Dedica-se à docência e pesquisa em arquitetura e urbanismo no Instituto Federal do Paraná. Orientadora Maristela de Almeida.
  • Vanessa Mendes  Argenta – é servidora pública no DEPAE da UFSC, tendo exercido cargo de direção. Orientadora Maristela de Almeida.
  • Kauê Marques Romão, com a dissertação “Caminhar e cartografar: reconhecimento das ruínas pós-industriais da antiga ferrovia em São Vicente” defendida em 2024, um caso exitoso dentro do programa, pela trajetória e aprovação na seleção de Doutorado deste mesmo programa. Orientadora Karine Daufenbach.
  • Giulianna Baron – atua na Fundação Nacional de Saúde. Orientador João Carlos Souza.
  • Vivian Silva Freitas – atua na Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP/SC. Orientador João Carlos Souza.
  • Monique de Oliveira Minichielo – atua como engenheira civil autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Kissia Stein do Nascimento – atua na Empresa Catarinense de Água e Esgoto – CASAN. Orientador João Carlos Souza.
  • Tatiana Bruna Fabian – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Jennifer Vargas Coron – atua como arquiteta na Câmara de Vereadores de Rio das Antas, SC. Orientador João Carlos Souza.
  • Felipe de Pires Nunes –  atua como engenheiro civil autônomo. Orientador João Carlos Souza.
  • Anne Wetzstein Schumann – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Patrícia Kuwer – atua como professora na Universidade do Vale do Itajaí. Orientador João Carlos Souza.
  • Ivana Righeto Moser –  atua como professora Instituto Federal de Educação de Santa Catarina. Orientador João Carlos Souza.
  • Maíra Mesquita Maciorowski – atua no Instituto de Planejamento de Florianópolis. Orientador João Carlos Souza.
  • Melina Yumi Fujiwara. – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza. 
  • Jéssica Pollum – atua como arquiteta autônoma. Orientador João Carlos Souza.
  • Humberto Almansa Carvalho – atua como arquiteto autônomo e como professor na Universidade do Sul Catarinense. Orientador João Carlos Souza.
  • Heber Macel Tenório Vasconcelos –  deu prosseguimento aos seus estudos de doutorado na UFMG. Orientador Evandro Fiorin.
  • Kellen Melo Dorileo Louzick – atualmente é nossa aluna de doutorado no Pós-ARQ-UFSC. Orientador Evandro Fiorin.
  • Arq. Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech – atualmente é docente nos Cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo na UCEFF Itapiranga. Orientadora Ângela do Valle.
  • Candida Pasini Pizzoni –  atualmente é docente das Faculdades ESUCRI nos cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil. Orientadora Ângela do Valle.
  • Gessica Coelho – é docente na Universidade do Planalto Catarinense depois de sua conclusão no mestrado. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Clerdine Luberisse está em doutoramento na Universidade de Montreal com a sequência de seu tema de mestrado. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Catharina Cavasin Salvador  é docente na UNIDAVI. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Isabelle Costa Luís é servidora pública municipal e implantou o indicador formulado em sua dissertação como um instrumento de análise do setor de mobilidade de Joinville. Orientadora Andrea Pfutzenreuter.
  • Emiliana Rodrigues Costa – Concluiu o mestrado em 2022. Atualmente é arquiteta na Prefeitura Municipal de Guaratuba, Paraná. Orientador Fernando Westphal
  • Bruno Aied Passos – Concluiu o mestrado em 2016 e o doutorado em 2024. Atualmente é professor no curso de arquitetura e urbanismo da UNIDAVI em Rio do Sul, SC. Orientador Fernando Westphal.
  • Marina Von Meuseul – Concluiu o mestrado em 2016. É sócia-fundadora do escritório OM Arquitetura, em Itajaí, SC. Orientador Fernando Westphal.
  • Patricia Luciano Turazzi se tornou professora concursada da UDESC. Orientador Carlos Vaz.
  • Gladys Ilka Taparello se tornou funcionária concursada em prefeitura de Santa Catarina. Orientador Carlos Vaz.
  • Antonio Couto Nunes concluiu o mestrado no PósArq em 2017,  foi convidado para o cargo de Assessor da Presidência do CAU-SC (2018-2020), na sequência foi convidado para assumir a Assessoria especial da Presidência do CAU-BR (2021-2023), em Brasília, e depois  convidado para o cargo de Assessor da Presidência do CAU-SP (2024-2026), em São Paulo, sempre com enfoque nas políticas habitacionais e em ATHIS. Este ano foi aprovado para desenvolver o Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU USP. Orientadora Maria Inês Sugai.
  • Donizete Correa Franco Pires concluiu a defesa de mestrado no PósArq em 2024, tendo sido aprovado paralelamente no processo seletivo  para cursar o Doutorado no Programa de Pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, IAU-USP. Orientadora Maria Inês Sugai.

 

Ainda: 

  • Egressos realizando doutorado: Lara Felisberto, Ernestina Rita Meira Engel, Igor Tadeu Lombardi de Almeida, Fábian Grei Machado. Orientador Almir Reis.
  • Egressos atuando como arquitetos-urbanistas em empresas privadas, com relevante produção: Adriano Albino Klein, Carinna Soares de Souza, Caetano de Freitas Medeiros, Maycon Leitoles. Orientador Almir Reis.
  • Egressos atuando como arquitetos-urbanistas no serviço público: Igor Tadeu Lombardi de Almeida, Fábian Grei Machado. Orientador Almir Reis. 
  • Egressos atuando no ensino de Arquitetura e Urbanismo: Marcelo Eichstadt Nogueira (professor e coordenador de curso), Karol Diego Carminatti, Eduardo Nogueira Giovanni (professor e coordenador de curso). Orientador Almir Reis.

 

O relato da trajetória de egressos em seu conjunto, a partir dos destaques, da análise quantitativa dos egressos doutores e dos exemplos nominados em nível de doutorado e de mestrado evidenciam, em primeiro lugar o acompanhamento sistemático e criterioso que o programa dedica aos egressos, com vista de utilizar o desempenho destes como alimentação dos processos de autoavaliação, implementação de ações estratégicas e ajustes nas LPs e eixos temáticos. Em um segundo ponto, evidencia a influência que a formação recebida no Programa nos dois níveis de formação exerce sobre as trajetórias profissionais dos discentes, oportunizando uma melhor inserção no mercado de trabalho e ampliando sobremaneira o espectro de atuação dos mesmos. O grande número de alunos que seguem na docência, mostra uma atuação forte na formação de recursos humanos para a educação. Também a inserção em órgãos públicos e alto percentual de aprovados em concursos mostra a capacitação profissional decorrente. A atuação em escritórios privados de Arquitetura e Urbanismo, no Brasil e no Exterior, reflete a valorização pelo Programa da formação para o projeto (nas diversas escalas) entendido como atividade propositiva. Por último, identifica-se a partir das trajetórias dos egressos, o poder de penetração do PósARQ no mercado de trabalho, no campo de atuação dos Arquitetos e Urbanistas, engenheiros, e demais formações que o Programa acolhe, a sua inserção social e acadêmica em níveis regionais e nacionais, com impactos  visíveis e relevantes e consequentemente a contribuição para a transformação da sociedade.