Perguntas Frequentes

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil y Inglés Estadounidense. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Matrículas

1) Como realizo minhas  matrículas?

R: Você realizará todas as matrículas online. Para isto basta você acessar com seu Login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar a matrícula nas disciplinas desejadas.

2) Como realizo matrícula em uma disciplina de outro programa de Pós Graduação da UFSC?

R: Você como aluno regular do PósARQ, pode realizar matrícula em disciplina de qualquer outro programa de Pós Graduação da UFSC. Para isto você deve conversar com o professor da disciplina e solicitar a autorização dele. Esta autorização pode ser solicitada ao professor por e-mail ou no formulário disponível no site do PósARQ. (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/15.matricula-de-outro-programa.pdf). Após obter a autorização do professor da disciplina, basta em caminhar a autorização para o e-mail ppgarqurb@contato.ufsc.br

3) Como cancelo a matrícula de uma disciplina?

R: Até a terceira semana de aula você poderá cancelar a matrícula em uma disciplina. Para isto basta você acessar com seu Login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar o cancelamento on line.

4) Como solicito matrícula em disciplina isolada?

R: 1. Consulte o Calendário Acadêmico, e somente no período indicado para “matrícula em disciplina isolada”, faça a pré-inscrição no sistema: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao;

2. Preencher o Formulário de Matricula em Disciplina Isolada;

3. Envie por e-mail o formulário preenchido em formato PDF, ao professor responsável pela disciplina, solicitando autorização para cursar a disciplina. O Professor aceitando, deverá assinar digitalmente o formulário e devolver por e-mail ao aluno;

4. O aluno deverá enviar o formulário devidamente preenchido e assinado digitalmente, juntamente com os documentos obrigatórios descritos no formulário (dentro do período indicado no Calendário Acadêmico), para o e-mail da Secretaria (ppgarqurb@contato.ufsc.br).

5) Quantas disciplinas posso cursar na modalidade de disciplina isolada?

R: Três

6) Como valido disciplinas já cursadas?

R: Para solicitar a validação de disciplinas já cursadas você deve enviar para a secretaria os seguintes documentos: a) Histórico escolar com conceitos, ementas e período em que a disciplina foi cursada; b) Formulário disponível no site do PósARQ (https://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/).

Qualificação e defesa

7) Como solicito a qualificação de mestrado?

R: Até o 16º mês após o ingresso no mestrado, o aluno deve qualificar. Na sessão pública de qualificação de Mestrado devem participar, pelo menos, 2 (dois/duas) avaliadores(as) doutores(as) atuantes na área de pesquisa da dissertação, dos(as) quais pelo menos um(a) deve ser credenciado(a) no PósARQ. Na qualificação de mestrado não é obrigatório a participação do membro externo.

Para solicitar a qualificação, você deve enviar para o e-mail da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da qualificação, o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo.

8) Como solicito a qualificação de doutorado?

R: Até o 30º mês após o ingresso no doutorado, o aluno deve qualificar. Na sessão pública de qualificação de Doutorado devem participar, pelo menos, 3 (três) avaliadores(as) doutores(as) atuantes na área da pesquisa da tese, dos(as) quais pelo menos um(a) deve ser credenciado(a) no PósARQ e um(a) deve ser externo(a) à UFSC.

Para solicitar a qualificação, você deve enviar para o e-mail da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da qualificação, o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo.

9)   Como solicito a defesa de mestrado?

R: Para solicitar a defesa de dissertação, você deve enviar para o e-mail da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação do membro externo; c) Enviar por e-mail Lattes do membro externo.

A banca de Mestrado será constituída pelo(a) presidente e por, no mínimo, dois membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo ao Programa.

10) Como solicito a defesa de doutorado?

R: Para solicitar a defesa de Tese, você deve enviar para o e-mail da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação dos membros externos; c) Lattes dos membros externos.

A banca de Doutorado será constituída pelo(a) presidente e por, no mínimo, três membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo à UFSC.

Trancamento de Matrícula

11) Como solicito trancamento?

R: Você deve enviar o formulário de solicitação de trancamento  pelo menos 15 dias antes do início do trimestre que você deseja trancar.

O(A) estudante poderá trancar a matrícula no Programa, mediante solicitação, no máximo, doze meses, em períodos nunca inferiores a 1 (um) trimestre letivo, com anuência do(a) orientador(a).  Durante a vigência do trancamento de matrícula, o(a) estudante não poderá cursar disciplina de Pós-Graduação na Universidade, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese. O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, por iniciativa do(a) estudante, resguardado o período mínimo definido no caput deste artigo, ou a qualquer momento, para defesa de dissertação ou tese.

12) Em qual período do curso não posso solicitar o trancamento?

R: O(A) estudante só não poderá solicitar trancamento nos 3 primeiros meses após o ingresso no programa e em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso.

13) Qual o período mínimo e máximo que posso ficar trancado?

R: Você pode trancar no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses.

Prorrogação

14) Como posso solicitar prorrogação?

R: Você deve enviar o formulário de solicitação de prorrogação 90 dias antes do término do seu prazo.

15) Qual o prazo máximo de prorrogação?

R: O(A) estudante poderá solicitar prorrogação de prazo,  por até 24 (doze) meses para estudantes de Doutorado; e por até 12 (doze) meses para estudantes de Mestrado.

16) Em qual período do curso posso solicitar a prorrogação?

R: Seu pedido de prorrogação deve ser entregue 90 dias antes do término do seu prazo.

Estágio docência

17) Como solicito matrícula em estágio docência?

R: Os períodos de matrícula em estágio docência estão descritos no calendário do programa. Para solicitar matrícula em estágio docência você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de estágio docência; b) Plano de atividade; c) Plano de ensino da disciplina da graduação. Veja também a Resolução que regulamenta o Estágio Docência no PósARQ aqui.

Auxílios

18) Como solicito auxílio para participar em eventos?

R: Você deve solicitar através do site http://auxilio.prpg.ufsc.br/ . Quanto ao prazo, por exemplo: se o evento acontecer no mês de novembro, você deve fazer a solicitação até o dia 1 setembro.  Se você não receber o aceite no prazo, faça a solicitação mesmo assim e, no campo “observações”, explique que ainda está aguardando o aceite.

O pagamento para alunos é feito via reembolso. Após o evento o aluno deve enviar para o e-mail da secretaria os seguintes documentos:

a) Formulário de solicitação de reembolso;

b) Resumo do trabalho;

c) certificado de participação;

d) notas ficais e fatura de cartão para comprovar o pagamento.

Bolsas

19) Como funciona o processo geral de obtenção e renovação de bolsas?

R; Consulte a página Bolsas de Estudo para informações detalhadas sobre o funcionamento de bolsas de estudo no PósARQ.

20) Qual o valor da bolsa CAPES-DS?

R: Mestrado: R$ 2.100,00
Doutorado: R$ 3.100,00
Pós-Doutorado: R$ 4.100,00

21) As bolsas CAPES preveem auxílio-maternidade? 

R: Sim. Conforme Portaria N.º 248/CAPES/2011, de 19/12/2011, os prazos regulamentares máximos de vigência das bolsas de estudo no país e no exterior, iguais ou superiores a 24 meses, destinadas à titulação de mestres e doutores, poderão ser prorrogados por até quatro meses, se comprovado o afastamento temporário das atividades da bolsista, provocado pela ocorrência de parto durante o período de vigência da respectiva bolsa.
O afastamento temporário deverá ser formalmente comunicado à CAPES, acompanhado da confirmação pela Pró-Reitoria, coordenação do curso ou orientador, conforme o caso, especificando as datas de início e término do efetivo, além de documentos comprobatórios da gestação e nascimento.
Observado o limite de 4 quatro meses, não serão suspensos os pagamentos dos benefícios da bolsa durante o afastamento.

Outras dúvidas

22) Como solicito o diploma?

R: A relação de documentos para solicitar o diploma estão disponíveis em: https://posarq.ufsc.br/procedimentos-para-emissao-de-diploma/

23) Onde encontro os formulários do PósARQ?

R: Você encontra vários modelos de formulários no site do PósARQ. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

24) Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?

R: As reuniões ordinárias do colegiado delegado acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês. As datas estão disponíveis no calendário do PósARQ.

25) Como solicito afastamento doença?

R: Você deve enviar para o e-mail da secretaria o atestado médico até 15 dias úteis após o primeiro dia do atestado médico.  Mais informações: Memorando Circular N.º 18/PROPG/2018, de 23/10/2018

26) Como solicito licença maternidade?

R: Após o nascimento da criança você enviar para o e-mail da secretaria a certidão de nascimento. Você ganhará 6 meses de licença maternidade, contados a partir do dia do nascimento da criança.