Cursos livres do PósARQ
Os cursos livres são um projeto de divulgação científica que visa o acesso livre ao conhecimento acerca da realidade urbana brasileira. A iniciativa é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, o Instituto de Arquitetos(as) de Santa Catarina (IAB-SC) e a Rede BrCidades; conta ainda com a colaboração do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina ( CAU-SC)
Curso Especificidades da produção do espaço no Brasil
( Com Ermínia Maricato)
Aula1: A produção capitalista do espaço – conflitos e contradições
Vídeo-aula: https://youtu.be/xOYre3REEtc
Conteúdos:
– Diferentes abordagens sobre o espaço
– Fundamentações teóricas da produção social do espaço: o materialismo histórico;
– A cidade como produto das relações sociais;
– A produção do espaço e a centralidade do trabalho;
– A oposição básica entre capital e trabalho na produção do espaço;
– Agentes da produção do espaço e tensões específicas;
– A moradia como uma mercadoria especial;
Aula 2: A metrópole na periferia do capitalismo
Vídeo-aula: https://youtu.be/-sxvFyamb0s
Conteúdos:
– Urbanização de baixos salários e o papel do exército de reserva
– “Ideias fora de lugar e o lugar fora das ideias”;
– A ilegalidade como regra ( e não como exceção);
– Precariedade habitacional e vulnerabilidade ambiental.
– “Não faltam leis, não faltam planos”: inefetividade e dimensão ideológica dos marcos legais
– Metrópole periférica e os intérpretes da formação do Brasil
Materiais de apoio
MARICATO, E. COLOSSO, P. “As cidades são centrais para o bem-estar social: especificidades da produção do espaço urbano no Brasil”. In: Brasil: estado social contra a barbárie. São Paulo: ed. Perseu Abramo, 2020, p. 277-300. Disponível em: https://www.academia.edu/44456883/As_cidades_são_centrais_para_o_bem_estar_social_especificidades_da_produção_do_espaço_urbano_no_Brasil_p_277_300_
COLOSSO, Paolo; Rossetto, Rossela; MATTOS, Luiza. “Quem é Ermínia Maricato?” Youtube Comuns Urbanos, 26 de julho de 2022. Disponível em: https://youtu.be/XvA2UwT1X4g
Aula 3: A provisão da habitação
Vídeo-aula: https://youtu.be/9AZ71OG8Jgg
– Avanços explicativos do conceito de provisão ( produção, financiamento e promoção)
-Formas de provisão habitacional: promoção pública, privada, autopromoção/autoconstrução e mista;
-“As diversas formas de provisão da moradia formam um conjunto contínuo e interdependente”
– Política habitacional: produção de unidades novas reduz o déficit?
– Por um novo enfoque teórico na pesquisa sobre habitação
– Modernização conservadora e a informalidade como ardil
Material de apoio: MARICATO, Ermínia. “Por um novo enfoque teórico na pesquisa sobre habitação”. Cadernos Metrópole (PUCSP), v.21, p.33-52, 2009. Disponível em: https://erminiamaricato.files.wordpress.com/2016/12/cadernos-metropoles.pdf
Aula 4: O nó da terra
Vídeo-aula: https://youtu.be/xxPXEmqFsKk
Conteúdos
– Partindo de evidências empíricas: “indisciplina, imprecisão, confusão”
– A questão da terra na cidade sem mercado e sem Estado.
– Ocupações admitidas e ocupações não admitidas
– Ociosidade e função social;
– Desigualdade de tratamento jurídico e violência institucional
– “A posse formal da terra ( e de imóveis) divide a sociedade brasileira”
– Raízes no escravismo: periferias como senzalas urbanas
– Reprodução da dispersão urbanística na política habitacional dos anos 2000
Materiais de apoio: MARICATO, Ermínia. “O nó da terra”. Revista Brasileira de Direito Ambiental, v.15, p.191-196, 2008.
MARICATO, Ermínia; TANAKA, Gisele. “Planejamento urbano e a questão fundiária”. Ciência Hoje, v.38, p.16-23, 2006.Disponível em: https://erminiamaricato.files.wordpress.com/2012/09/cic3aanciahoje.pdf
Mini-curso Direito à cidade: o que é e qual sua atualidade?
( Com Paolo Colosso)
AULA 1- Direito à cidade: o que é e qual sua atualidade
Vídeo-aula: https://youtu.be/BITZH-yIfkM
Conteúdos:
– A crise econômica global(2007-2008) e seus efeitos: momento em que o direito à cidade retorna aos debates públicos;
– Em Henri Lefebvre, o “direito à cidade” foi formulado como diagnóstico da sociedade europeia de meados do século XX, mas também é uma ideia força para uma transformação social radical da sociedade;
– Nos países da periferia do capitalismo, o direito à cidade significou a luta pela terra urbanizada;
– No ciclo dos “movimentos das praças”( GERBAUDO) e das “cidades rebeldes”( HARVEY), o “direito à cidade” é uma ideia-força na qual o espaço urbano entra para um repertório das lutas.
Material de apoio:
COLOSSO, Paolo. “Contradições sociais e crise de legitimidade política na era da urbanização global”. In: Disputas pelo direito a cidade: outros personagens em cena. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2019, p. 17-48. Disponível em: https://www.academia.edu/40483684/Disputas_pelo_direito_à_cidade_outros_personagens_em_cena
AULA 2- Quem foi Henri Lefebvre- Parte I
Vídeo-aula: https://youtu.be/fGz7wZQE_t4
Conteúdos
– A formação de Lefebvre na Paris dos anos 1920;
– A prática militante e os livros de caráter formativo;
– A ascensão do nazi-fascimo;
– A crítica da vida cotidiana no mundo moderno;
– Os estudos de sociologia rural e urbana;
AULA 3- Quem foi Henri Lefebvre- Parte II
Vídeo-aula: https://youtu.be/tqBSYBM_R74
Conteúdos
– A crítica ao Welfare State a partir do cotidiano: a “sociedade burocrática de consumo dirigida
– Transformar o mundo: com a filosofia e para além dela
-A virada epistemológica da ideia de produção social do espaço
-Obras da maturidade
AULA 4- O crescimento precisa ter sentido
Vídeo-aula: https://youtu.be/FxikUQp1GSw
Conteúdos:
– O duplo processo industrialização e urbanização, no qual a industrialização foi motor para a formação da sociedade moderna e é o ponto de partida da análise;
– Os momentos de implosão-explosão dos núcleos urbanos, com Haussman no XIX e com o Welfare State no XX;
– O ajuste de contas de Lefebvre com Marx mediante a atualização do diagnóstico de época; o deslocamento da ênfase em direção ao desenvolvimento urbano;
– O desenvolvimento como sentido do crescimento, isto é, uma orientação redistributiva e democratizante para os avanços técnicos e produtivos; a geração de riquezas na direção de uma abundância coletiva.
AULA 5- Conteúdos utópicos e hipóteses estratégicas
Vídeo-aula: https://youtu.be/xC7NYTxr_cM
Conteúdos
– O método crítico no qual a dimensão utópica é parte de uma realidade aberta e em disputa. Nesse sentido, não se trata de um horizonte distante, mas vivido no aqui agora, de modo experimental.
– Primeira hipótese: a virada qualitativa do crescimento no sentido do desenvolvimento
– Segundo elemento utópico: a “autogestão estendida ou generalizada”, desde as unidades territoriais, como a forma mais radical de participação.
– Terceiro elemento utópico: a reapropriação como modalidade superior da liberdade, na qual a liberdade de um se alimenta e fortalece a liberdade de todas e todos;
– A cidade, enquanto “obra das obras”, traz as condições mais favoráveis a essa nova experiência de liberdade, à fruição no uso e na multiplicação das interações que produzem outro cotidiano e outros espaços.
Material de apoio:
COLOSSO, Paolo. “Excurso”. In: Disputas pelo direito a cidade: outros personagens em cena. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2019, p. 151-180. Disponível em: https://www.academia.edu/40483684/Disputas_pelo_direito_à_cidade_outros_personagens_em_cena
Mini-curso: O contemporâneo nas artes ( Com Celso Favaretto )
AULA 1 – Aporias das vanguardas
vídeo-aula: https://youtu.be/53Ecz1rUrKw
AULA 2 – Anos 1960 e a contracultura
vídeo-aula: https://youtu.be/nRayfti5T0s
AULA 3 – A invenção de Hélio Oiticica
vídeo-aula: https://youtu.be/y1uiVrVMvNs
AULA 4 – Do espectador ao participante
vídeo-aula: https://youtu.be/ADhDw5ujwd8
AULA 5 – O contemporâneo nas artes
vídeo-aula: https://youtu.be/n9Oj93bxc9k
IMPORTANTE: Os conteúdos dos cursos são voltados à formação para as ciências sociais aplicadas, mas estes não podem ser validados como disciplinas do Pós-Arq.