CAPES amplia a quantidade de bolsas distribuídas no país e esclarece novo modelo de concessão

25/03/2020 09:53

Em notícia publicada no dia 23/03/2020, a CAPES esclarece o novo modelo de concessão de bolsas.

A CAPES explica que o total de bolsas de mestrado e doutorado no país foi ampliado de 81.400 para 84.746, sendo priorizados os cursos com melhor avaliação, maior quantidade de titulações e em regiões com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Esse remanejamento das cotas trará redução de futuras bolsas para cursos bom baixa avaliação (nota 3 por pelo menos 3 avaliações consecutivas) e elevará o quantitativo de auxílios a outros cursos (notas 6 e 7).

A entidade explica que “não houve cortes” e “a rigor, a parcela de bolsas que deixa um curso de menor qualidade passa para cursos com melhores indicadores”. A CAPES tranquiliza os atuais bolsistas, garantindo que “a adoção do modelo não vai retirar a bolsa de estudantes que têm, atualmente, o benefício”.

Maiores informações e acesso às portarias podem ser obtidos direto no site da CAPES, por meio deste link.