Bate-papo Acadêmico | Edições 2020
A série Bate-papo Acadêmico do PósARQ surgiu em 2020 durante a suspensão das aulas presenciais na UFSC devido à pandemia da COVID-19. Os debates no sentido de reforçar os vínculos entre comunidade acadêmica e comunidade externa já vinham ocorrendo anteriormente, mas se tornou mais evidente neste momento. Contribuindo com os diálogos tivemos docentes, egressos, e representatividades no campo da Arquitetura e Urbanismo. O primeiro bate-papo foi realizado com o Coordenador do Programa, Prof. Fernando Westphal como forma de manter um diálogo sobre possíveis caminhos e soluções para as dúvidas e incertezas geradas pela pandemia e suspensão das aulas presenciais. Com exceção deste primeiro bate-papo, os demais foram gravados e os vídeos podem ser vistos no Canal do YouTube: PósArq UFSC – Discentes ou por meio dos links abaixo:
Bate-Papo Acadêmico: Renato Saboya, Professor do PósARQ/UFSC. Metodologia científica, experiências em pesquisa.
Discutindo sobre o método científico, o Professor Renato Saboya falou sobre métodos qualitativos e quantitativos, além de suas pesquisas sobre Sintaxe Espacial, forma urbana e arquitetônica. A mediação do bate-papo foi feita pelo doutorando Roberto Andrade.
Bate-Papo Acadêmico: Daniela Sarmento, Presidente CAU/SC. Arquitetura e Urbanismo em benefício da saúde pública.
Arquitetura e Urbanismo em benefício da saúde pública é o tema do nosso terceiro Bate-papo Acadêmico! A então presidente do CAU/SC Daniela Sarmento abordou a Carta à sociedade, às autoridades e aos arquitetos e urbanistas, publicada em 07 de abril pelo CAU/BR. O bate-papo foi conduzido pela doutoranda Jaqueline Andrade.
Bate-Papo Acadêmico: Almir Francisco Reis, Professor do PósARQ/UFSC. Espaço público em tempos de confinamento.
Espaço público em tempos de confinamento foi o tema da conversa com Almir Francisco Reis, professor do PósArq. Ele pesquisa conceitos, métodos e instrumentos para o entendimento, a qualificação e a apropriação do espaço urbano, seus processos de transformação e suas implicações sociais e ambientais. A mediação do bate-papo foi feita pelo doutorando Roberto Andrade.
Bate-Papo Acadêmico: Sérgio Torres Moraes, Professor do PósARQ/UFSC, com Participação de Luiz Antônio M. da Silva, Doutorando do PósARQ/UFSC. Desterritorialização em tempos de crise.
Desterritorialização em tempos de crise foi o tema da conversa com Sérgio Torres Moraes e de Luiz Antônio M. Silva. Sérgio é professor no PósARQ e tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos temas: requalificação urbana e restauração arquitetônica, planejamento urbano e regional e desenho urbano. Luiz é doutorando no PósARQ. A mediação do bate-papo foi feita pelo doutorando Roberto Andrade.
Bate-papo Acadêmico: Luca S. D’ Acci, Professor da Politécnica de Turim. A visionary urban future.
Dr. Luca S. D’Acci, professor na Politécnica de Turim, tem um caminho internacional sinérgico e multidisciplinar que abrange Antropologia (Universidade de Oxford), Matemática (Universidade de Turim), Engenharia, Arquitetura e Avaliações Econômicas (Politécnica de Turim) e Urbanismo (Universidade de Campinas). Foi diretor do Programa de Ambiente Urbano da Universidade Erasmus de Roterdã e pesquisador visitante da Universidade de Oxford, da Universidade de Cambridge e da ETH de Zurique. Atualmente, ele estuda relações entre nível de urbanidade, alometria urbana, formas urbanas e custos/benefícios psicossocioeconômicos-ambientais e sobre novas possibilidades para o futuro da morfogênese urbana. A mediação do bate-papo foi feita pelo Prof. José Ripper Kós, coordenador do LEUr/UFSC.
Realização e apoio:
Laboratório de Ecologia Urbana (LEUr/UFSC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Bate-Papo Acadêmico: Tatiane Checchia, Professora UNIR. Cidades amazônicas.
As “Cidades Amazônicas” foram o tema central do bate-papo. Conversamos sobre as especificidades dessas cidades, explorando os aspectos fisiográficos (como relevo, clima, vegetação, hidrografia) e culturais destacando a necessidade de um planejamento apropriado. O bate-papo foi conduzido pela doutoranda Jaqueline Andrade.
Bate-Papo Acadêmico: Maria Inês Sugai, Professora do PósARQ/UFSC. Pandemia do Coronavírus e as áreas de pobreza.
Docente do PósARQ e defensora exemplar das causas sociais, Sugai falou do espaço urbano em um contexto socioespacial, voltado especificamente para as desigualdades sociais, violência e segregação das áreas de pobreza em tempo de isolamento social. A mediação do bate-papo foi feita pelo doutorando Roberto Andrade.
Bate-Papo Acadêmico: Hector Bessa Silveira, Professor da UFSC. Ansiedade x Atenção plena em tempos de quarentena.
O Prof. Hector Bessa Silveira é professor certificado do programa Cultivating Emotional Balance (CEBTT 2018 – Suíça), e vem oferecendo práticas de Atenção Plena desde 2017-2 no CTC e desde 2015-1 como voluntário do Projeto Amanhecer do Hospital Universitário da UFSC. É também um dos docentes responsáveis pela disciplina de graduação EGC 5037 “Felicidade e Bem-Estar no Ambiente Acadêmico”. O bate-papo foi conduzido pela doutoranda Jaqueline Andrade.
Bate-Papo Acadêmico: Robson Cruz, Professor e Psicólogo da PUC-Minas. Escrita acadêmica e a saúde mental na universidade como problemas políticos.
Robson Cruz é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialização em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Federal de São João Del-Rei e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua nos seguintes temas: história e epistemologia da psicologia experimental e psicologia social, métodos qualitativos; biografia científica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica.
Bate-Papo Acadêmico: Fábio Mosaner, Professor da UFSC. O que aprendemos com Lina Bo Bardi.
Fábio Ferreira Lins Mosaner é arquiteto e urbanista, graduado (1999), mestre (2012) e doutorando pela FAU-USP. Trabalhou na organização do arquivo, montagem de exposições e publicações do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi (1994-1996 /1999-2000). Atuou como arquiteto na área de projeto de edificações em São Paulo (1999-2016). Entre outras atividades, colaborou com os arquitetos André Vainer e Marcelo Ferraz (co-autores do Sesc Pompéia) em diversos projetos e exposições, inclusive no Sesc. Desde 2016 é professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O bate-papo foi conduzido pela mestranda Gabriela Favero.
VEJA O VÍDEO AQUI
Bate-Papo Acadêmico: Veridiana Atanasio Scalco, Professora do PósARQ/UFSC. Janelas em crise.
Profa. Veridiana e Arquiteta e urbanista, Doutora em Engenharia Civil com formação (graduação, mestrado e doutorado) pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de iluminação natural. Professora do PósARQ/UFSC desde 2015, quando foi professora visitante, ministra a disciplina de Projeto Bioclimático e orienta alunos de mestrado. Membro da ST – Secretaria Técnica de edificações coordenada pela Eletrobrás para assuntos relativos à Etiquetagem Brasileira de Edificações. Membro da Comissão de Estudos para a Revisão da NBR 15575 – Desempenho Lumínico. Idealizadora do JanelaLab, um canal de conteúdo digital com o propósito de possibilitar que as pessoas usufruam dos benefícios que as janelas oferecem em termos de conforto, bem-estar e saúde. O bate-papo foi conduzido pelo mestrando Fernando Almeida.
Bate-Papo Acadêmico: Fernanda Dill, Egressa do PósARQ/UFSC. Uma experiência de interdisciplinaridade nas pesquisas em Arquitetura e Urbanismo.
Fernanda tem Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de PósArq da UFSC. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Barddal de Artes Aplicadas e graduação em Design de produto Tecnologia em Móveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem espacial; Arquitetura, Design e sustentabilidade Cultural; Configuração espacial em comunidades indígenas; representação espacial de práticas culturais; responsabilidade ambiental e social da arquitetura; Cultura e Espaço Kaingang e Identidade espacial.Atualmente realiza pesquisa em nível de Pós doutorado na área de categorias de análise socioespacial em etapas pré-concepção no processo de projeto em arquitetura e urbanismo. O bate-papo foi conduzido pela doutoranda Jaqueline Andrade.
Bate-papo Acadêmico: Virginia Gomes de Luca, Egressa do PósARQ/UFSC. Patrimônio cultural: instrumentos de preservação e atribuições do arquiteto.
Virginia Gomes de Luca é Arquiteta e Urbanista (ARQ/UFSC) e possui Mestrado e Doutorado pelo PósARQ/UFSC. Foi Chefe da Divisão Técnica (2013 – 2014) e contratada temporária (2014 – 2019) na Superintendência do IPHAN/SC, onde trabalhou com os projetos contratados pelo PAC – Cidades Históricas em Florianópolis. É coordenadora do GT – Patrimônio do IAB/SC desde março de 2020 e co-idealizadora do ‘Patrimônio Catarina’, perfil no Instagram voltado para a divulgação do patrimônio cultural preservado em nível federal e estadual em Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem cultural, patrimônio cultural da imigração italiana no sul de Santa Catarina, projeto de restauração e consultoria em patrimônio cultural. O bate-papo foi conduzido pelo doutorando Fabiano Teixeira dos Santos.
Bate-papo Acadêmico: Paolo Colosso, Professor do PósARQ/UFSC. Perder o medo de pesquisar.
Paolo Colosso é professor de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Tem graduação em Filosofia pela Unicamp (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(2015), onde desenvolveu também sua tese de doutoramento(2015-2019). É membro do grupo de pesquisa Teoria Urbana Crítica no Instituto de Estudos Avançados(IEA) da USP e do laboratório Indisciplinar da EA-UFMG. Trabalha com questões de produção social do espaço, Direito à Cidade, movimentos sociais urbanos, cultura urbana, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo e Filosofia Contemporânea. O bate-papo foi conduzido pela doutoranda Jaqueline Andrade.
Bate-papo Acadêmico: Gustavo Andrade, Professor da UFSC. O pedestre e a cidade: reflexões para o urbanismo pós-pandemia.
Gustavo de Andrade é arquiteto e professor de arquitetura na UFSC. É graduado em arquitetura pela FAU USP; mestre e doutor em planejamento Urbano pela Universidade Politècnica da Catalunha, de Barcelona. Foi pesquisador do Instituto Polis e do LabHab, Laboratório de Habitação da FAU USP. Atualmente é pesquisador do Laboratório Cidade e Sociedade da UFSC. É membro da Câmara de Estudos Urbanos e Ambientais do CAU/SC e conselheiro titular do Comdes, Coderf e do Conselho da Cidade de Florianópolis. Desde 2013 participa do coletivo pedestre Caminhada Jane Jacobs Floripa. O bate-papo foi conduzido pela doutoranda Jaqueline Andrade.
Bate-papo Acadêmico: Cassiano Rech, Professor do PPGEF/CDS da UFSC. Envelhecimento ativo: para uma cidade mais amiga do idoso.
Professor Cassiano Ricardo Rech é Graduado em Educação Física, Mestrado e Doutorado em Atividade Física e Saúde. Docente do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Nos últimos anos atuou como membro dos coordenadores da Pesquisa EpiFloripa idoso e tem interesse no estudo da relação do envelhecimento ativo e saudável com as cidades e seu ambiente construído e social. A mediação do bate-papo foi feita pelo doutorando Roberto Andrade.
Bate-papo Acadêmico: Rômulo Ribeiro, Professor do PPGFAU/ UNB. Mobilidade urbana em tempos de pandemia.
Rômulo é Geólogo pela Universidade de Brasília (1999), Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2003 e 2008), pela Universidade de Brasília. É professor da Universidade de Brasília. Coordena o Núcleo Brasília do INCT do Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ, desde 2009. Pesquisa nas áreas de Planejamento Urbano, Ambiental e Regional atuando com os seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, planejamento espacial e sensoriamento remoto. A mediação do bate-papo foi feita pelo doutorando Roberto Andrade.