Processo Seletivo 2020 – informações sobre a homologação das inscrições

20/03/2020 17:29

O Processo Seletivo 2020 do PósARQ recebeu um total de 193 inscrições, sendo que 156 (81%) foram homologadas, contendo toda a documentação em concordância com o solicitado no Edital 05/PósARQ/2019.

Não foram homologadas as inscrições nas quais os documentos estavam em desacordo com o solicitado no Edital (artigos 7º e 8º), ou faltantes. Dentre as irregularidades identificadas, as principais ocorrências foram:

1 – Ausência do currículo Lattes.

2 – Ausência de documentação comprobatória do currículo Lattes.

3 – Ausência do quadro auxiliar dos itens comprovados passíveis de pontuação, conforme modelo constante no Apêndice III do Edital.

4 – Envio da documentação em mais de 3 (três) arquivos ou em formato diferente do PDF. Por exemplo, o envio de mais de um documento dentro de um arquivo compactado em ZIP ou RAR não estava previsto no Edital e candidatos que se utilizaram deste recurso tiveram a inscrição não homologada. O Art. 10, § 2º, deixa claro que não serão homologadas inscrições que “Tenham anexado qualquer um dos arquivos digitais dos documentos exigidos em formato diferente do solicitado (PDF)”.

Destacamos ainda, que o Art. 6º do Edital estabelece que “O PósARQ não se responsabilizará por inscrições e cadastros não recebidos ou não efetuados por motivos de ordem técnica ou de qualquer outra natureza”.

O Edital esclarece, no seu Art. 22, que “Não está previsto o fornecimento de informações acerca do resultado de cada etapa do processo seletivo. Caso o candidato identifique evidências de eventuais descumprimentos dos itens previstos no presente edital, poderá interpor recurso, conforme previsto no Art. 24”.

Dessa forma, a coordenação do PósARQ não pode prestar qualquer informação acerca do resultado da homologação das inscrições, como por exemplo, indicar quais documentos faltantes implicaram na não homologação. Recomendamos aos candidatos que não tiveram a sua inscrição homologada, que revisem novamente o conteúdo e formato dos arquivos enviados e verifiquem se estão de acordo com o solicitado no Edital, antes de proceder com o pedido de recurso. Caso seja identificada qualquer evidência de descumprimento do edital, o candidato tem o direito a entrar com recurso e trataremos de verificar e corrigir eventuais falhas.

O cronograma do Processo Seletivo está suspenso, pelo menos por sete dias a partir de 18 de março, conforme portaria normativa do Gabinete da Reitoria da UFSC. O prazo para interpor recurso passará a contar a partir do retorno das atividades e será informado aqui no site do PósARQ.