Perguntas Frequentes

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil y Inglés Estadounidense. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

1) Como realizo a primeira matricula?

R: Para realizar a primeira matricula você deve entregar na secretaria do PósARQ no período indicado no calendário do PósARQ o requerimento de matricula (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/1-requerimento-matricula-4/) e o aceite (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/2.Aceite-Orientador.pdf) do orientador, ambos assinados pelo orientador.

 

2) Como realizo minhas próximas matriculas?

R: A partir da sua segunda matricula, você realizará todas as matriculas on line. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar a matricula nas disciplinas desejadas.

 

3) Como realizo matricula em uma disciplina de outro programa de Pós Graduação da UFSC?

R: Você como aluno regular do PósARQ, pode realizar matricula em disciplina de qualquer outro programa de Pós Graduação da UFSC. Para isto você deve conversar com o professor da disciplina e solicitar a autorização dele. Esta autorização pode ser solicitada ao professor por email ou no formulário disponível no site do PósARQ. (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/15.Matricula-de-outro-programa.pdf). Após obter a autorização do professor da disciplina, basta em caminhar a autorização para o email mariany.souza@ufsc.br.

 

4) Como cancelo a matricula de uma disciplina?

R: Até a terceira semana de aula você poderá cancelar a matricula em uma disciplina. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar o cancelamento on line.

 

5) Como solicito matricula em disciplina isolada?

R: Você deve ir no primeiro dia de aula e conversar com o professor da disciplina que você deseja cursar para saber se existe possibilidade de ele autorizá-lo a cursar a disciplina. O professor autorizando ele deve assinar o formulário de matrícula para aluno em disciplina isolada (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Formul%C3%A1rio-Matricula-em-Disciplina-Isolada.doc) , que deve ser entregue na secretaria do PósARQ devidamente preenchido junto com a cópia do CPF, RG e diploma de graduação ou mestrado no período indicado no calendário do PósARQ.

 

6) Quantas disciplinas posso cursar na modalidade de disciplina isolada?

R: Três

 

7) Como valido disciplinas já cursadas?

R: Para solicitar a validação de disciplinas já cursadas você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Histórico escolar com conceitos, ementas e período em que a disciplina foi cursada; b) uma justificativa do seu orientador de que tais disciplinas são pertinentes a sua pesquisa; c) uma carta sua direcionada ao colegiado listando quais disciplinas você está solicitando a validação. Se preferir os itens b e c pode ser feitos em conjunto, numa única folha e com a assinatura do aluno e do orientador.

 

8) Como solicito a qualificação de mestrado?

R: Até o 16º mês após o ingresso no mestrado, o aluno deve qualificar. Na qualificação de mestrado não é obrigatório a participação do membro externo. E não havendo a participação de membro externo basta você entregar o formulário de solicitação de qualificação (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/4-solicitacao-qualificacao/ ) 15 dias antes na secretaria do Programa.

Já se você quiser a participação de um membro externo, você deve entregar na secretaria o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo. E neste caso você deve entregar pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado do mês anterior a data da sua qualificação.

Mais informações sobre a qualificação você encontra na Resolução nº 08/PósARQ/2005.

http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Res.08-05Qual.eDef_.Vigente.doc

 

9) Como solicito a qualificação de doutorado?

R: Até o 30º mês após o ingresso no doutorado, o aluno deve qualificar. A banca da qualificação de doutorado deve ser constituída por no mínimo 3 avaliadores com título de doutor, sendo pelo mesmo um deles externo ao programa. Mais um professor externo ao programa, também doutor, para ser o parecerista. O formulário de solicitação (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/solicitacao-de-qualificacao-de-doutorado-2/), a justificativa de participação e o lattes do membro externo e do parecerista devem ser entregues na secretaria do programa de modo que permita, que a banca seja aprovada na reunião do colegiado, antes do prazo de 60 dias que o volume deverá ser enviado ao parecerista.

Mais informações sobre a qualificação você encontra na Resolução nº 001/PósARQ/2013. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/resolucoes-2/resolucao-no-001-posarq-2013-25-de-novembro-de-2013-exame-de-qualificacao-e-defesa-de-doutorado-5/

 

10)   Como solicito a defesa de mestrado?

R: Para solicitar a defesa de dissertação, você deve entregar na secretaria do programa, pelo menos 30 dias antes os seguintes documentos: a) (Solicitação de defesa http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/7-solicitacao-defesa-2/ ); b) Justificativa de participação do membro externo; c) Lattes do membro externo. Mais informações na resolução nº 08/PósARQ/2005.

http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Res.08-05Qual.eDef_.Vigente.doc

 

11) Como solicito a defesa de doutorado?

R: Para solicitar a defesa de Tese, você deve entregar na secretaria do programa, pelo menos 30 dias antes os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação dos membros externos; c) Lattes dos membros externos.

Mais informações na resolução nº 001/PósARQ/2013. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/resolucoes-2/resolucao-no-001-posarq-2013-25-de-novembro-de-2013-exame-de-qualificacao-e-defesa-de-doutorado-5/

 

12) Como solicito trancamento?

R: Você deve entregar o formulário de solicitação de trancamento (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/2-requerimento-trancamento-3/) pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado.

 

13) Em qual período do curso posso solicitar o trancamento?

R: Você só não pode solicitar trancamento nos 3 primeiros meses após o ingresso no programa e nos 3 últimos.

 

14) Qual o período mínimo e máximo que posso ficar trancado?

R: Você pode trancar no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses.

 

15) Como posso solicitar prorrogação?

R: Você deve entregar o formulário de solicitação de prorrogação (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/3-requerimento-prorrogacao-3/ ) pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado.

 

16) Qual o prazo máximo de prorrogação?

R: Você pode prorrogar seu prazo por até 12 meses.

 

17) Em qual período do curso posso solicitar a Prorrogação?

R: Os mestrandos podem solicitar prorrogação no 24º mês após o ingresso. E os Doutorandos podem solicitar prorrogação no 48º mês após o ingresso.

 

18) Como solicito matricula em estágio docência?

R: Os períodos de matricula em estágio docência estão descritos no calendário do programa. Para solicitar matricula em estágio docência você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de estágio docência (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/4.Est%C3%A1gio-Doc%C3%AAncia-Solicita%C3%A7%C3%A3o.pdf) b) Plano de atividade (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/10.Est%C3%A1gio-Doc%C3%AAncia-Plano.doc ); c) Plano de ensino da disciplina da graduação.

 

19) Como solicito auxílio para participar em eventos?

R: Você deve solicitar através do site http://auxilio.prpg.ufsc.br/ . Quanto ao prazo, por exemplo: se o evento acontecer no mês de novembro, você deve fazer a solicitação até o dia 1 setembro.  Se você não receber o aceite no prazo, faça a solicitação mesmo assim, e no campo “observações”, explique, que ainda está aguardando o aceite.

O pagamento para alunos é feito via reembolso. Após o evento o alunos deve trazer os seguintes documentos: a) Solicitação de reembolso (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Formul%C3%A1rio-para-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-reembolso-de-evento.docx ) b) Resumo do trabalho; c) certificado de participação; d) notas ficais e fatura de cartão para comprovar o pagamento.

 

20) Como solicito o diploma?

R: A relação de documentos para solicitar o diploma estão disponíveis em: http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

 

21) Onde encontro os formulários do PósARQ?

R: Você encontra vários modelos de formulários no site do PósARQ. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

 

22) Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?

R: As reuniões do colegiado delegado acontecem sempre na ultima segunda feira de cada mês. As datas estão disponíveis no calendário do PósARQ.

 

23) Como solicito afastamento doença?

R: Você deve entregar na secretaria o atestado médico, receitas e tudo mais que possa comprovar seu estado de saúde. Depois é só aguardar o contato da junta médica marcando a consulta da perícia no HU.

 

24) Como solicito licença maternidade?

R: Basta após o nascimento da criança você enviar a certidão de nascimento. Você ganhará 6 meses de licença maternidade, contados a partir do dia do nascimento da criança.

 

25) Sou bolsista, perderei a bolsa se entrar em licença maternidade?

R: Não.

 

26)   Com a licença maternidade minha bolsa será também prorrogada?

R: Com a licença maternidade você terá 4 meses de bolsa prorrogados.