Perguntas Frequentes

1) Como realizo a primeira matricula?

R: Para realizar a primeira matricula você deve entregar na secretaria do PósARQ no período indicado no calendário do PósARQ o requerimento de matricula (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/1-requerimento-matricula-4/) e o aceite (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/2.Aceite-Orientador.pdf) do orientador, ambos assinados pelo orientador.

 

2) Como realizo minhas próximas matriculas?

R: A partir da sua segunda matricula, você realizará todas as matriculas on line. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar a matricula nas disciplinas desejadas.

 

3) Como realizo matricula em uma disciplina de outro programa de Pós Graduação da UFSC?

R: Você como aluno regular do PósARQ, pode realizar matricula em disciplina de qualquer outro programa de Pós Graduação da UFSC. Para isto você deve conversar com o professor da disciplina e solicitar a autorização dele. Esta autorização pode ser solicitada ao professor por email ou no formulário disponível no site do PósARQ. (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/15.Matricula-de-outro-programa.pdf). Após obter a autorização do professor da disciplina, basta em caminhar a autorização para o email mariany.souza@ufsc.br.

 

4) Como cancelo a matricula de uma disciplina?

R: Até a terceira semana de aula você poderá cancelar a matricula em uma disciplina. Para isto basta você acessar com seu login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar o cancelamento on line.

 

5) Como solicito matricula em disciplina isolada?

R: Você deve ir no primeiro dia de aula e conversar com o professor da disciplina que você deseja cursar para saber se existe possibilidade de ele autorizá-lo a cursar a disciplina. O professor autorizando ele deve assinar o formulário de matrícula para aluno em disciplina isolada (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Formul%C3%A1rio-Matricula-em-Disciplina-Isolada.doc) , que deve ser entregue na secretaria do PósARQ devidamente preenchido junto com a cópia do CPF, RG e diploma de graduação ou mestrado no período indicado no calendário do PósARQ.

 

6) Quantas disciplinas posso cursar na modalidade de disciplina isolada?

R: Três

 

7) Como valido disciplinas já cursadas?

R: Para solicitar a validação de disciplinas já cursadas você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Histórico escolar com conceitos, ementas e período em que a disciplina foi cursada; b) uma justificativa do seu orientador de que tais disciplinas são pertinentes a sua pesquisa; c) uma carta sua direcionada ao colegiado listando quais disciplinas você está solicitando a validação. Se preferir os itens b e c pode ser feitos em conjunto, numa única folha e com a assinatura do aluno e do orientador.

 

8) Como solicito a qualificação de mestrado?

R: Até o 16º mês após o ingresso no mestrado, o aluno deve qualificar. Na qualificação de mestrado não é obrigatório a participação do membro externo. E não havendo a participação de membro externo basta você entregar o formulário de solicitação de qualificação (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/4-solicitacao-qualificacao/ ) 15 dias antes na secretaria do Programa.

Já se você quiser a participação de um membro externo, você deve entregar na secretaria o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo. E neste caso você deve entregar pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado do mês anterior a data da sua qualificação.

Mais informações sobre a qualificação você encontra na Resolução nº 08/PósARQ/2005.

http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Res.08-05Qual.eDef_.Vigente.doc

 

9) Como solicito a qualificação de doutorado?

R: Até o 30º mês após o ingresso no doutorado, o aluno deve qualificar. A banca da qualificação de doutorado deve ser constituída por no mínimo 3 avaliadores com título de doutor, sendo pelo mesmo um deles externo ao programa. Mais um professor externo ao programa, também doutor, para ser o parecerista. O formulário de solicitação (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/solicitacao-de-qualificacao-de-doutorado-2/), a justificativa de participação e o lattes do membro externo e do parecerista devem ser entregues na secretaria do programa de modo que permita, que a banca seja aprovada na reunião do colegiado, antes do prazo de 60 dias que o volume deverá ser enviado ao parecerista.

Mais informações sobre a qualificação você encontra na Resolução nº 001/PósARQ/2013. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/resolucoes-2/resolucao-no-001-posarq-2013-25-de-novembro-de-2013-exame-de-qualificacao-e-defesa-de-doutorado-5/

 

10)   Como solicito a defesa de mestrado?

R: Para solicitar a defesa de dissertação, você deve entregar na secretaria do programa, pelo menos 30 dias antes os seguintes documentos: a) (Solicitação de defesa http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/7-solicitacao-defesa-2/ ); b) Justificativa de participação do membro externo; c) Lattes do membro externo. Mais informações na resolução nº 08/PósARQ/2005.

http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Res.08-05Qual.eDef_.Vigente.doc

 

11) Como solicito a defesa de doutorado?

R: Para solicitar a defesa de Tese, você deve entregar na secretaria do programa, pelo menos 30 dias antes os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação dos membros externos; c) Lattes dos membros externos.

Mais informações na resolução nº 001/PósARQ/2013. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/resolucoes-2/resolucao-no-001-posarq-2013-25-de-novembro-de-2013-exame-de-qualificacao-e-defesa-de-doutorado-5/

 

12) Como solicito trancamento?

R: Você deve entregar o formulário de solicitação de trancamento (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/2-requerimento-trancamento-3/) pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado.

 

13) Em qual período do curso posso solicitar o trancamento?

R: Você só não pode solicitar trancamento nos 3 primeiros meses após o ingresso no programa e nos 3 últimos.

 

14) Qual o período mínimo e máximo que posso ficar trancado?

R: Você pode trancar no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses.

 

15) Como posso solicitar prorrogação?

R: Você deve entregar o formulário de solicitação de prorrogação (http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/3-requerimento-prorrogacao-3/ ) pelo menos uma semana antes da reunião do colegiado.

 

16) Qual o prazo máximo de prorrogação?

R: Você pode prorrogar seu prazo por até 12 meses.

 

17) Em qual período do curso posso solicitar a Prorrogação?

R: Os mestrandos podem solicitar prorrogação no 24º mês após o ingresso. E os Doutorandos podem solicitar prorrogação no 48º mês após o ingresso.

 

18) Como solicito matricula em estágio docência?

R: Os períodos de matricula em estágio docência estão descritos no calendário do programa. Para solicitar matricula em estágio docência você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de estágio docência (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/4.Est%C3%A1gio-Doc%C3%AAncia-Solicita%C3%A7%C3%A3o.pdf) b) Plano de atividade (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/10.Est%C3%A1gio-Doc%C3%AAncia-Plano.doc ); c) Plano de ensino da disciplina da graduação.

 

19) Como solicito auxílio para participar em eventos?

R: Você deve solicitar através do site http://auxilio.prpg.ufsc.br/ . Quanto ao prazo, por exemplo: se o evento acontecer no mês de novembro, você deve fazer a solicitação até o dia 1 setembro.  Se você não receber o aceite no prazo, faça a solicitação mesmo assim, e no campo “observações”, explique, que ainda está aguardando o aceite.

O pagamento para alunos é feito via reembolso. Após o evento o alunos deve trazer os seguintes documentos: a) Solicitação de reembolso (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/Formul%C3%A1rio-para-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-reembolso-de-evento.docx ) b) Resumo do trabalho; c) certificado de participação; d) notas ficais e fatura de cartão para comprovar o pagamento.

 

20) Como solicito o diploma?

R: A relação de documentos para solicitar o diploma estão disponíveis em: http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

 

21) Onde encontro os formulários do PósARQ?

R: Você encontra vários modelos de formulários no site do PósARQ. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

 

22) Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?

R: As reuniões do colegiado delegado acontecem sempre na ultima segunda feira de cada mês. As datas estão disponíveis no calendário do PósARQ.

 

23) Como solicito afastamento doença?

R: Você deve entregar na secretaria o atestado médico, receitas e tudo mais que possa comprovar seu estado de saúde. Depois é só aguardar o contato da junta médica marcando a consulta da perícia no HU.

 

24) Como solicito licença maternidade?

R: Basta após o nascimento da criança você enviar a certidão de nascimento. Você ganhará 6 meses de licença maternidade, contados a partir do dia do nascimento da criança.

 

25) Sou bolsista, perderei a bolsa se entrar em licença maternidade?

R: Não.

 

26)   Com a licença maternidade minha bolsa será também prorrogada?

R: Com a licença maternidade você terá 4 meses de bolsa prorrogados.