Perguntas Frequentes

Matrículas

1) Como realizo minhas  matrículas?

R: Você realizará todas as matrículas online. Para isto basta você acessar com seu Login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar a matrícula nas disciplinas desejadas.

2) Como realizo matrícula em uma disciplina de outro programa de Pós Graduação da UFSC?

R: Você como aluno regular do PósARQ, pode realizar matrícula em disciplina de qualquer outro programa de Pós Graduação da UFSC. Para isto você deve conversar com o professor da disciplina e solicitar a autorização dele. Esta autorização pode ser solicitada ao professor por e-mail ou no formulário disponível no site do PósARQ. (http://posarq.ufsc.br/files/2010/08/15.matricula-de-outro-programa.pdf). Após obter a autorização do professor da disciplina, basta em caminhar a autorização para o e-mail ppgarqurb@contato.ufsc.br

3) Como cancelo a matrícula de uma disciplina?

R: Até a terceira semana de aula você poderá cancelar a matrícula em uma disciplina. Para isto basta você acessar com seu Login e senha o site www.capg.ufsc.br e solicitar o cancelamento on line.

4) Como solicito matrícula em disciplina isolada?

R: 1. Consulte o Calendário Acadêmico, e somente no período indicado para “matrícula em disciplina isolada”, faça a pré-inscrição no sistema: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao;

2. Preencher o Formulário de Matricula em Disciplina Isolada;

3. Envie por e-mail o formulário preenchido em formato PDF, ao professor responsável pela disciplina, solicitando autorização para cursar a disciplina. O Professor aceitando, deverá assinar digitalmente o formulário e devolver por e-mail ao aluno;

4. O aluno deverá enviar o formulário devidamente preenchido e assinado digitalmente, juntamente com os documentos obrigatórios descritos no formulário (dentro do período indicado no Calendário Acadêmico), para o e-mail da Secretaria (ppgarqurb@contato.ufsc.br).

5) Quantas disciplinas posso cursar na modalidade de disciplina isolada?

R: Três

6) Como valido disciplinas já cursadas?

R: Para solicitar a validação de disciplinas já cursadas você deve enviar para a secretaria os seguintes documentos: a) Histórico escolar com conceitos, ementas e período em que a disciplina foi cursada; b) Formulário disponível no site do PósARQ (https://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/).

Qualificação e defesa

7) Como solicito a qualificação de mestrado?

R: Até o 16º mês após o ingresso no mestrado, o aluno deve qualificar. Na sessão pública de qualificação de Mestrado devem participar, pelo menos, 2 (dois/duas) avaliadores(as) doutores(as) atuantes na área de pesquisa da dissertação, dos(as) quais pelo menos um(a) deve ser credenciado(a) no PósARQ. Na qualificação de mestrado não é obrigatório a participação do membro externo.

Para solicitar a qualificação, você deve enviar para o e-mail da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da qualificação, o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo.

8) Como solicito a qualificação de doutorado?

R: Até o 30º mês após o ingresso no doutorado, o aluno deve qualificar. Na sessão pública de qualificação de Doutorado devem participar, pelo menos, 3 (três) avaliadores(as) doutores(as) atuantes na área da pesquisa da tese, dos(as) quais pelo menos um(a) deve ser credenciado(a) no PósARQ e um(a) deve ser externo(a) à UFSC.

Para solicitar a qualificação, você deve enviar para o e-mail da secretaria pelo menos 15 dias antes da data da qualificação, o formulário de solicitação de qualificação, o currículo Lattes do Membro externo e a justificativa feita pelo orientador da participação do membro externo.

9)   Como solicito a defesa de mestrado?

R: Para solicitar a defesa de dissertação, você deve enviar para o e-mail da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação do membro externo; c) Enviar por e-mail Lattes do membro externo.

A banca de Mestrado será constituída pelo(a) presidente e por, no mínimo, dois membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo ao Programa.

10) Como solicito a defesa de doutorado?

R: Para solicitar a defesa de Tese, você deve enviar para o e-mail da secretaria do programa, pelo menos 15 dias antes da data da sua defesa, os seguintes documentos: a) Solicitação de defesa; b) Justificativa de participação dos membros externos; c) Lattes dos membros externos.

A banca de Doutorado será constituída pelo(a) presidente e por, no mínimo, três membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo à UFSC.

Trancamento de Matrícula

11) Como solicito trancamento?

R: Você deve enviar o formulário de solicitação de trancamento  pelo menos 15 dias antes do início do trimestre que você deseja trancar.

O(A) estudante poderá trancar a matrícula no Programa, mediante solicitação, no máximo, doze meses, em períodos nunca inferiores a 1 (um) trimestre letivo, com anuência do(a) orientador(a).  Durante a vigência do trancamento de matrícula, o(a) estudante não poderá cursar disciplina de Pós-Graduação na Universidade, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese. O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, por iniciativa do(a) estudante, resguardado o período mínimo definido no caput deste artigo, ou a qualquer momento, para defesa de dissertação ou tese.

12) Em qual período do curso não posso solicitar o trancamento?

R: O(A) estudante só não poderá solicitar trancamento nos 3 primeiros meses após o ingresso no programa e em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso.

13) Qual o período mínimo e máximo que posso ficar trancado?

R: Você pode trancar no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses.

Prorrogação

14) Como posso solicitar prorrogação?

R: Você deve enviar o formulário de solicitação de prorrogação 90 dias antes do término do seu prazo.

15) Qual o prazo máximo de prorrogação?

R: O(A) estudante poderá solicitar prorrogação de prazo,  por até 24 (doze) meses para estudantes de Doutorado; e por até 12 (doze) meses para estudantes de Mestrado.

16) Em qual período do curso posso solicitar a prorrogação?

R: Seu pedido de prorrogação deve ser entregue 90 dias antes do término do seu prazo.

Estágio docência

17) Como solicito matrícula em estágio docência?

R: Os períodos de matrícula em estágio docência estão descritos no calendário do programa. Para solicitar matrícula em estágio docência você deve entregar na secretaria os seguintes documentos: a) Solicitação de estágio docência; b) Plano de atividade; c) Plano de ensino da disciplina da graduação. Veja também a Resolução que regulamenta o Estágio Docência no PósARQ aqui.

Auxílios

18) Como solicito auxílio para participar em eventos?

R: Você deve solicitar através do site http://auxilio.prpg.ufsc.br/ . Quanto ao prazo, por exemplo: se o evento acontecer no mês de novembro, você deve fazer a solicitação até o dia 1 setembro.  Se você não receber o aceite no prazo, faça a solicitação mesmo assim e, no campo “observações”, explique que ainda está aguardando o aceite.

O pagamento para alunos é feito via reembolso. Após o evento o aluno deve enviar para o e-mail da secretaria os seguintes documentos:

a) Solicitação de reembolso;

b) Resumo do trabalho;

c) certificado de participação;

d) notas ficais e fatura de cartão para comprovar o pagamento.

Bolsas

19) Como funciona o processo geral de obtenção e renovação de bolsas?

R; Consulte a página Bolsas de Estudo para informações detalhadas sobre o funcionamento de bolsas de estudo no PósARQ.

20) Qual o valor da bolsa CAPES-DS?

R: Mestrado: R$ 2.100,00
Doutorado: R$ 3.100,00
Pós-Doutorado: R$ 4.100,00

21) As bolsas CAPES preveem auxílio-maternidade? 

R: Sim. Conforme Portaria N.º 248/CAPES/2011, de 19/12/2011, os prazos regulamentares máximos de vigência das bolsas de estudo no país e no exterior, iguais ou superiores a 24 meses, destinadas à titulação de mestres e doutores, poderão ser prorrogados por até quatro meses, se comprovado o afastamento temporário das atividades da bolsista, provocado pela ocorrência de parto durante o período de vigência da respectiva bolsa.
O afastamento temporário deverá ser formalmente comunicado à CAPES, acompanhado da confirmação pela Pró-Reitoria, coordenação do curso ou orientador, conforme o caso, especificando as datas de início e término do efetivo, além de documentos comprobatórios da gestação e nascimento.
Observado o limite de 4 quatro meses, não serão suspensos os pagamentos dos benefícios da bolsa durante o afastamento.

Outras dúvidas

22) Como solicito o diploma?

R: A relação de documentos para solicitar o diploma estão disponíveis em: https://posarq.ufsc.br/procedimentos-para-emissao-de-diploma/

23) Onde encontro os formulários do PósARQ?

R: Você encontra vários modelos de formulários no site do PósARQ. http://posarq.ufsc.br/secretaria-2/documentacao/formularios-2/

24) Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?

R: As reuniões ordinárias do colegiado delegado acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês. As datas estão disponíveis no calendário do PósARQ.

25) Como solicito afastamento doença?

R: Você deve enviar para o e-mail da secretaria o atestado médico até 15 dias úteis após o primeiro dia do atestado médico.  Mais informações: Memorando Circular N.º 18/PROPG/2018, de 23/10/2018

26) Como solicito licença maternidade?

R: Após o nascimento da criança você enviar para o e-mail da secretaria a certidão de nascimento. Você ganhará 6 meses de licença maternidade, contados a partir do dia do nascimento da criança.