(Português do Brasil) Histórico

Desculpe, este conteúdo só está disponível em Português Do Brasil, Inglês (Eua) e Espanhol Europeu. Por uma questão de conveniência para o utilizador, o conteúdo é mostrado abaixo no idioma por omissão para este site. Pode clicar numa das ligações para mudar o site para outro idioma disponível.

Criado em 2002 no seio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, o PósARQ foi fruto de um intenso investimento na formação doutoral do corpo docente desse departamento. Reflexo do perfil docente, a ênfase escolhida foi Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído. Já em 2004, com apenas dois anos de funcionamento, o PósARQ foi reavaliado pela CAPES e recebeu conceito 4, em reconhecimento à alta produtividade e qualidade de sua atuação.

O Doutorado foi criado em 2009, com primeira turma entrando em 2010. A norma de recredenciamento estabelece requisitos diferenciados para a orientação de mestrandos e de mestrandos e doutorandos, incluindo aí produção bibliográfica superior e experiência na orientação de pelo menos três dissertações de mestrado. Por isso, o total de docentes habilitados a orientar doutorado não corresponde ao total de docentes do programa. Até o momento, já foram formados 12 doutores e doutoras.

A participação e a representatividade desses docentes em importantes associações científicas e/ou profissionais no âmbito nacional e internacional, aliadas à formação docente conquistada e ao constante aprimoramento em importantes centros de pesquisa do país e do exterior, confirmam o amadurecimento necessário ao suporte do programa.

A FUSÃO DOS PROGRAMAS DO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFSC

No final de 2014 e início de 2015, o Programa passou por uma importante reestruturação: a fusão com o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade), também lotado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e na mesma área dentro da Capes. Para isso, foi criada uma comissão composta pelo coordenador e mais um docente de cada programa, bem como pelo Pró-Reitor Adjunto da Pós-Graduação. Essa comissão estudou a viabilidade de criação de uma nova área de concentração dentro do PósARQ para receber os docentes do PGAU-Cidade, aliado à instituição de uma nova e mais rigorosa norma de credenciamento e recredenciamento que fosse capaz de aumentar as exigências e impulsionar o programa na direção de um novo patamar de excelência.

Em 15 de Dezembro de 2014 foram aprovados junto ao Colegiado Pleno a criação da nova área de concentração, intitulada “Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade” (mesmo nome do outro programa), a nova norma de recredenciamento, disponível no site do PósARQ, e o novo Regimento Interno, que agora adapta-se à existência de duas áreas de concentração.