Áreas de Concentrações/Linhas de Pesquisas

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil y Inglés Estadounidense. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Área de Concentração 1 – Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído

Ementa: Produção de conhecimento científico e tecnológico na área de projeto e tecnologia do ambiente construído. Abordagem multidisciplinar da produção arquitetônica para aprofundamento do conhecimento tecnológico com vistas à qualificação do projeto em termos construtivos e ambientais

Linha de Pesquisa 1.1 – Métodos e Técnicas Aplicados ao Projeto em Arquitetura e Urbanismo

Ementa: Elaborações teóricas, práticas e metodológicas do projeto de arquitetura, urbanismo e design, em suas diferentes escalas e dos sistemas e processos construtivos. Espaço urbano, racionalização dos custos, adequação climática e a resolução físico-espacial.

Linha de Pesquisa 1.2 – Comportamento Ambiental do Espaço Urbano e das Edificações

Ementa: Interface entre o ambiente natural e construído, ferramentas de avaliação dos impactos ambientais provenientes da ação humana sobre o meio natural e a busca de alternativas sustentáveis para as cidades. Estudos sobre o comportamento ambiental do espaço urbano e das edificações quanto ao conforto ambiental e sustentabilidade.

 

Área de Concentração 2 – Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade

Ementa: Produção de conhecimento científico, crítico e socialmente comprometido, que permita avançar na reflexão teórica e metodológica, tendo por base a história e a cultura urbana, sobre as práticas de arquitetura, urbanismo, planejamento e projeto urbano, visando contribuições inovadoras para o entendimento e a intervenção na cidade contemporânea.

Linha de Pesquisa 2.1 – Urbanismo, Cultura e História da Cidade

Ementa: Estudo dos espaços construídos em suas diferentes escalas, relacionados aos processos históricos e à história das ideias. Paisagem, patrimônio cultural e memória urbana. Pensamento urbanístico, cultura urbana e a produção arquitetônica contemporânea.

Linha de Pesquisa 2.2 – Arquitetura da Cidade, Gestão e Planejamento Urbano

Ementa: Conceitos, métodos e instrumentos para o entendimento e qualificação da cidade contemporânea. Formação social, processo de urbanização e desenvolvimento técnico-científico. Planejamento, projeto e desenho na construção do espaço urbano.