Áreas de Concentração/Linhas de Pesquisa

Área de Concentração 1 – Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído

Ementa: Produção de conhecimento científico e tecnológico na área de projeto e tecnologia do ambiente construído. Abordagem multidisciplinar da produção arquitetônica para aprofundamento do conhecimento tecnológico com vistas à qualificação do projeto em termos construtivos e ambientais

Linha de Pesquisa 1.1 – Métodos e Técnicas Aplicados ao Projeto em Arquitetura e Urbanismo

Ementa: Elaborações teóricas, práticas e metodológicas do projeto de arquitetura, urbanismo e design, em suas diferentes escalas e dos sistemas e processos construtivos. Espaço urbano, racionalização dos custos, adequação climática e a resolução físico-espacial.

Linha de Pesquisa 1.2 – Comportamento Ambiental do Espaço Urbano e das Edificações

Ementa: Interface entre o ambiente natural e construído, ferramentas de avaliação dos impactos ambientais provenientes da ação humana sobre o meio natural e a busca de alternativas sustentáveis para as cidades. Estudos sobre o comportamento ambiental do espaço urbano e das edificações quanto ao conforto ambiental e sustentabilidade.

 

Área de Concentração 2 – Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade

Ementa: Produção de conhecimento científico, crítico e socialmente comprometido, que permita avançar na reflexão teórica e metodológica, tendo por base a história e a cultura urbana, sobre as práticas de arquitetura, urbanismo, planejamento e projeto urbano, visando contribuições inovadoras para o entendimento e a intervenção na cidade contemporânea.

Linha de Pesquisa 2.1 – Urbanismo, Cultura e História da Cidade

Ementa: Estudo dos espaços construídos em suas diferentes escalas, relacionados aos processos históricos e à história das ideias. Paisagem, patrimônio cultural e memória urbana. Pensamento urbanístico, cultura urbana e a produção arquitetônica contemporânea.

Linha de Pesquisa 2.2 – Arquitetura da Cidade, Gestão e Planejamento Urbano

Ementa: Conceitos, métodos e instrumentos para o entendimento e qualificação da cidade contemporânea. Formação social, processo de urbanização e desenvolvimento técnico-científico. Planejamento, projeto e desenho na construção do espaço urbano.