Esclarecimentos sobre o Edital de Bolsas 2017

03/05/2017 17:00

Sou aluno ingressante. Posso participar do Edital de Bolsas 2017?

Não, os alunos ingressantes não devem fazer inscrição, apenas os alunos já regulamente matriculados. Entretanto, o edital prevê uma porcentagem de bolsas para alunos ingressantes. A ordem de implementação dessas bolsas será determinada pela Comissão, para início já em Junho de 2017.

Recebo bolsa há apenas 1 mês. Devo solicitar renovação mesmo assim ou devo aguardar completar 1 ano de bolsa?

Deve solicitar como qualquer outro aluno veterano, cumprindo exatamente as mesmas etapas e entregando a mesma documentação.

Posso entregar a documentação por e-mail ou pelos Correios?

A documentação pode ser enviada por e-mail, desde que:

• – O envio obedeça ao prazo estipulado no Edital;
  • – A ficha de inscrição seja preenchida de próprio punho e assinada, antes de ser escaneada (não preencher no computador nem inserir assinatura escaneada);
  • – Os originais em papel sejam enviados por Correio ou serviço similar à secretaria do PósARQ, com data de postagem no máximo até a data limite para inscrição.

Não recomendamos o envio apenas pelo Correio ou serviço similar, porque estes têm dado problemas. Caso o(a) candidato(a) opte por essa alternativa, todas as medidas devem ser tomadas para que a documentação chegue ao PósARQ no máximo até a data limite para inscrição.

Há algum modelo para o relatório de atividades?

Não.

Como eu documento as atividades realizadas?

Histórico escolar expedido pela secretaria, certificados, declarações, primeira página de artigos, etc. Na dúvida, consulte o orientador ou a coordenação.

Quais são as normas que regulamentam a concessão de bolsas?

Portaria 76 Capes 2010

Portaria Conjunta 1 Capes/CNPq /2010

Resolução 05/CUn/2010;

Como complementação, vale a pena consultar o termo de compromisso Capes, disponibilizado pela PROPG/UFSC, bem como o formulário de solicitação de bolsas, disponível na página Formulários.